0

AMOR SEM ESCALAS

Posted by Clenio on 00:46 in

"Não se enganem, seus relacionamentos são os componentes mais pesados de sua vida." Esse é, basicamente, o pensamento de Ryan Bingham, o protagonista de "Amor sem escalas" (título cafoninha para o original e bem mais apropriado "Up in the air"). Vivido por um George Clooney cada vez mais afiado, ele trabalha demitindo pessoas cujas empresas não tem mais interesse em manter na sua folha de pagamento. É um emprego aparentemente desagradável, mas que permite a ele viajar 320 dias por ano e que o impede, convenientemente, de estabelecer uma conexão mais íntima com quem quer que seja - e isso inclui até mesmo suas duas irmãs. Absolutamente convicto de sua liberdade emocional, ele conhece Alex Goran (Vera Farmiga), que também trabalha constantemente viajando pelo céu dos EUA e inicia com ela o mais próximo possível de uma relação amorosa. Acompanhar e tutorar a novata Natalie Keener (a excepcional Anna Kendrick) em seu emprego e visitar as irmãs para o casamento de uma delas acaba forçando o empedernido Ryan a rever seus conceitos e começar a perceber que talvez, como ele mesmo diz, aconselhando seu futuro cunhado, "todos precisam de um co-piloto".

COm boas chances de concorrer a uma penca de Oscar - o que seria absolutamente justo, uma vez que consegue a façanha de unir humor com sensibilidade - o novo filme de Jason Reitman (de "Juno" e "Obrigado por fumar") conquista aos poucos, com uma sutilieza rara no cinemão americano. O emprego fora do normal do protagonista surge como o pano de fundo de uma história que versa sobre solidão, sonhos despedaçados e a velha ilusão de é possível ser feliz sozinho. Ryan Bingham é um ser humano que criou uma carapaça em volta de si e, bem sucedido em sua carreira, não consegue perceber - talvez até tarde demais - que acumular milhas aéreas não é tão importante quanto acumular amor, carinho, companhia e laços afetivos. Os nossos relacionamentos são, sem sombra de dúvida, nossa bagagem mais pesada, mas sem essa bagagem como conseguiríamos sobreviver? Uma mochila vazia pode ser mais confortável, é claro, mas novamente parafraseando o personagem de Clooney, "nos momentos mais importantes de sua vida, você estava sozinho?"

O roteiro - adaptado do romance de Walter Kirn e vencedor do Globo de Ouro - é uma pérola. Diálogos engraçados e profundos se revezam, sem deixar que o ritmo caia ou que seus personagens soem rasos e/ou inverossímeis. Clooney brilha em mais um de seus carismáticos papéis, mas é a jovem Anne Kendrick que rouba o filme - qualquer cena em que ela aparece é impossível tirar os olhos dela. Na pele da equivocada Natalie, Kendrick demonstra segurança seja para fazer rir ou emocionar - uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante é certeza quase absoluta.

"Amor sem escalas" é mais do que simplesmente uma comédia romântica - um rótulo que normalmente rebaixa filmes de qualidade a meros caça-níqueis. É o melhor trabalho de Reítman até a data e seu final anti-hollywoodiano (que lembra o do sub-apreciado "Alfie, o sedutor") proporciona ao espectador bem mais do que ele consegue ao assistir coisas como "A proposta". Ainda é um pouco cedo, mas minha torcida pro Oscar já tem um forte candidato!

PS - Considerações sobre o trailer de "Um olhar do paraíso" (The lovely bones): Peter Jackson mais "Almas gêmeas" do que "O Senhor dos Anéis", graças a Deus; lembranças do visual de "Amor além da vida" (que eu adoooooooro) e um elenco de primeira linha (Susan Sarandon, Mark Whalberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci e a menininha de "Desejo e reparação", Saoirse Ronan). Veredicto: quero ir na estreia!!!

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates