1

ACONTECEU EM WOODSTOCK

Posted by Clenio on 00:54 in

Uma característica constante da filmografia do cineasta Ang Lee é a sua visão sempre humanista dos acontecimentos, sejam eles problemas familiares (como em "O banquete de casamento" e "Tempestade de gelo"), guerras civis ("Cavalgada com o diabo") ou brigas por artefatos de guerra ("O tigre e o dragão"). Por isso, não é de estranhar que ele opte em seguir o mesmo caminho em "Aconteceu em Woodstock" (Taking Woodstock), seu mais recente trabalho em língua inglesa. Baseado no livro de Elliot Tiber, o filme conta a história do festival de música mais famoso da história dos EUA sob um novo ponto de vista: o das pessoas que o criaram.

Na tela, o nada carismático Demetri Martin encarna o autor do livro, um jovem que vive em uma cidade do interior tentando manter o hotel caindo aos pedaços de propriedade dos pais (os ótimos Henry Goodman e Imelda Staunton). Ao saber que uma cidade vizinha mudou de ideia e não vai mais abrigar um festival de música, ele parte em busca da ajuda necessária para transferí-la para perto de seu terreno. O que era pra ser um evento pequeno acaba, no entanto, transformando-se em um marco histórico, principalmente por acontecer em plena efervescência cultural e sexual e concomitante com a Guerra do Vietnã.

Ao contar os bastidores do festival ao invés de mostrar sua face mais conhecida, Ang Lee reitera sua preferência em focar suas lentes sobre detalhes que, unidos a outros, perfazem um mosaico de sentimentos humanos. A difícil relação de Elliot com seus pais, com sua sexualidade mal resolvida e com seus amigos de infância (em especial um jovem veterano do Vietnã vivido por Emile Hirsch) são os pontos mais importantes na narrativa do diretor. Woodstock é o pano de fundo para uma história de auto-descobrimento contada com a conhecida sensibilidade do homem que fez de uma história de amor entre dois cowboys - "O segredo de Brokeback Mountain" - um sucesso de crítica e bilheteria.

"Aconteceu em Woodstock" lança um olhar carinhoso sobre o movimento hippie sem paternalizá-lo e não se preocupa em ser didático. Sua maior falha talvez seja em não desenvolver a contento subtramas que poderiam tornar sua narrativa ainda mais interessante, e com isso, tira a oportunidade de mais brilho aos trabalhos de Emile Hirsch, Mammie Gummer (a talentosa filha de Meryl Streep) e Liev Schrieber (como um travesti que resolve ser uma espécie de leão-de-chácara do festival). Sobra a atuação genial de Imelda Staunton como a irascível mãe do protagonista e o clima nostálgico que permeia suas duas horas de duração.

"Aconteceu em Woodstock" não almeja o público fanático por Janis Joplin, Joe Cocker ou Jimi Hendrix. Sua plateia ideal é aquela que procura filmes sobre pessoas em busca de si mesmas e de um novo objetivo na vida. E para esses espectadores oferece, ainda que em menor escala, a qualidade de sempre.

|

1 Comments


É, eu preciso conferir.

Adoro a humanização presente no foco argumentativo do Ang Lee - ele sempre prioriza esse cuidado em seus filmes. Sou fã mesmo. Admiro.

Preciso ver este filme...só de imaginar o Liev Schrieber de travesti? rs
Será no mínimo notório!

Abraços

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates