1

THE COUCH

Posted by Clenio on 11:38 in ,

Imagine que você passou a vida inteira com o título de "intelectual da família", sendo cobrado dia e noite por causa dessa decisão unilateral de seus pais. Você não iria, na primeira oportunidade, se rebelar contra esse pesado rótulo? Não iria querer ser menos inteligente, menos erudito, menos estudioso?

O que você faria, quando atingisse idade suficiente, se alguém - qualquer alguém - lhe dissesse como você é lindo, sexy, gostoso, se desde que se entende por gente você nunca foi "lindo, sexy e gostoso"? Sim, seu irmão era lindo, sexy e gostoso, não você. O que você faria? Dispensaria quem conseguiu enxergar esse seu lado ou se agarraria a ele como uma a tábua de salvação? Você gostaria de ser julgado porque se deixou enganar por todas as outras pessoas que lhe disseram as mesmas coisas?

Como você reagiria se tivesse sido ensinado desde a mais tenra infância que Deus pode tudo, sabe tudo e condena tudo que foge de Suas regras e descobrisse, depois de muito sofrimento, que Ele, na verdade, se existe, é sádico e não está nem aí pra você? Respeitaria tudo que lhe forçaram a aprender ou rejeitaria a crença e se tornaria um niilista profano?

Você seria capaz de acreditar em você mesmo se a cada passo em frente em direção a sua auto-estima você voltasse três? Você acha que teria a capacidade de acreditar em belas palavras se o que é dito não é compatível com o que é feito? Você, sinceramente, acredita que alguém pode lhe amar incondicionalmente?

Se você sempre optasse pelas pessoas erradas você teria a consciência de que talvez faça isso porque não quer deixar pra trás o sofrimento? Você veria claramente que as cicatrizes que lhe marcam a alma talvez sejam suas companheiras mais fiéis? Saberia, com absoluta certeza, que refugiar-se em um amor passado é a maneira mais covarde de suicídio?

Se você tivesse medo de perder sua juventude - que é a única coisa que lhe parece mais importante e útil - você julgaria aqueles que sonham com a morte? Se você não tivesse nada de importante a perder, condenaria os que buscam o próprio fim? Se você se sentisse eternamente só - mesmo em meio a uma multidão ruidosa - estranharia que alguém desejasse o silêncio profundo do nada absoluto?

Imagine que você é elogiado, festejado, rodeado de amigos mas que nunca deixa de sentir-se pequeno, solitário e insignificante. Você seria feliz?

|

1 Comments


Um defeito que todos temos é o de conceituar tudo e todos, mesmo sabendo que podemos nos tornar vítimas dos nossos próximos conceitos.
Vivemos nessa constante gana de emoções e sentimentos, que vai desde o conformismo, contentamento, satisfação até a alegria intensa. Todos estamos em busca do bem estar ou da tal felicidade, cada qual encontra meios para esse fim, obviamente sempre nos questionando do que é certo e errado.Mas o meu "conceito" de felicidade não é igual ao seu, ou dos demais...

Já dizia Clarice Lispector "A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."

Uma amiga minha me fez essa pergunta um dia, e acho que cabe bem ao texto: "O que te faz feliz?"

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates