2

OSCAR 2010 - SAÍRAM OS INDICADOS

Posted by Clenio on 16:05 in

Hoje, dia do anúncio dos indicados ao Oscar é a segunda data mais importante do ano praqueles que, como eu, são fãs do cinema hollywoodiano (a primeira é a cerimônia de entrega do dito prêmio, este ano marcado para dia 07 de março). A maior novidade deste ano é o aumento do número de concorrentes a melhor filme (de cinco pulou para dez, alteração essa com a justificativa de dar chance a filmes mais comerciais de figurarem na seleta lista, o que eu acho uma falácia, se levarmos em consideração que o favorito à estatueta é "Avatar", que recentemente tornou-se a maior bilheteria da história.)

Logicamente não vi todos os indicados (e nem pretendo, uma vez que reitero meu boicote a "Avatar" e filmes como "Distrito 9" não me chamam a mínima atenção). Mas não vou deixar de dar meus palpites nas principais categorias, levando em conta o que li, ouvi e assisti nos últimos meses. Vamos lá.

FILME - Dos 10 indicados eu assisti a apenas 2 ("Amor sem escalas" e "Bastardos inglórios") e qualquer um deles que se consagrasse vencedor seria, na minha opinião, uma decisão justa dos eleitores. Mas é o filme-evento "Avatar" que aparentemente surge como o mais provável vencedor. Dentre os candidatos dessa categoria ando curioso em relação a "Uma educação" (com roteiro do escritor Nick Hornby), "Preciosa" (um filme independente muito elogiado), "Um homem sério" (novo filme dos irmãos Coen) e "Um sonho possível" (mais pra conferir o trabalho de Sandra Bullock do que por interesse na trama).

DIRETOR - O mais divertido será ver a disputa entre um ex-casal. James Cameron (de "Avatar") e Kathryn Bigelow (de "Guerra ao terror") já foram casados e são considerados os favoritos da categoria. Bigelow é recém a quarta mulher a ser indicada ao Oscar de direção (seguindo Lina Wertmuller, Jane Campion e Sofia Copolla), mas mesmo tendo vencido o prêmio do sindicato de diretores não deve ter grandes chances contra o ex-marido. Se dependesse de mim, Quentin Tarantino subiria ao palco graças a seu trabalho sensacional em "Bastardos inglórios". Jason Reitman (de "Amor sem escalas") e Lee Daniels (de "Preciosa") completam a lista.

ATOR - Dizem que o trabalho de Jeff Bridges em "Coração louco" é a atuação de sua vida. Levando em consideração que sua carreira é longa e repleta de excelentes performances, só isso já bastaria para lhe dar o Oscar. O Golden Globe e o SAG apenas aumentaram suas chances. Morgan Freeman ("Invictus") e George Clooney ("Amor sem escalas") já tem estatuetas em casa e Colin Firth ("Direito de amar", estreia do estilista Tom Ford como diretor) parece ser o azarão. Jeremy Renner (de "Guerra ao terror") pode surpreender, mas é pouco provável.

ATRIZ - Sandra Bullock levar um Oscar seria mais ou menos a primeira trombeta do Apocalipse a soar, mas a julgar pelos prêmios que a estrela de "Miss Simpatia" vem arrebanhando por sua atuação em "Um sonho possível" talvez este dia esteja mais próximo do que nunca. Concorrer com Meryl Streep (por "Julie & Julia") nem chega a ser empecilho, uma vez que a veterana atriz - que merece uma terceira estatueta há anos - é indicada praticamente por qualquer filme que faz. Um prêmio para Streep seria justíssimo, mas ela teria que deixar pra trás não só Bullock (premiada no Golden Globe e no SAG Awards) como também as elogiadas Carey Mulligan (de "Uma educação") e Gabourey Sibide ("Preciosa") e a já vencedora do Oscar Helen Mirren (por "A última estação").

ATOR COADJUVANTE - Christoph Waltz hipnotiza qualquer um com seu trabalho impecável em "Bastardos inglórios" - e quando digo todo mundo incluo aí os jurados do festival de Cannes e os eleitores do Golden Globe e do SAG Awards. Sendo assim, sua vitória é quase certa e amplamente merecida. Talvez seu concorrente mais próximo seja o veterano Christopher Plummer (que vive o escritor russo Tolstoi em "A última estação"), sendo que os demais indicados são Matt Damon ("Invictus"), Woody Harrelson ("O mensageiro") e Stanley Tucci (impressionante já no trailer de "Um olhar do paraíso").

ATRIZ COADJUVANTE - Talvez a categoria menos óbvia dentre as principais. Mo'nique (de "Preciosa") vem sendo a vencedora nas premiações recentes, mas enfrenta a concorrência da ótima Anne Kendrick ("Amor sem escalas", que também indicou Vera Farmiga na mesma categoria). Concorrem também Maggie Gyllenhaal ("Coração louco") e a figurinha carimbada das últimas edições do Oscar Penelope Cruz (por "Nine"), que é provavelmente o azarão entre as cinco indicadas.

Até o dia 07 de março pode ser que eu mude de ideia a respeito de algumas das previsões / torcidas ao Oscar 2010. Mas elas já estão aí....

|

2 Comments


Clenio,

parabéns pela essência e estilo do conceito do seu espaço aqui, gostei mesmo! vou ler um pouco do arquivo.

ah, espero que a Anne Kendrick leve!
Eu gostei muito de Avatar também!

abraço cinéfilo!


Oi, Cristiano, valeu pelos comentários. Já estou de seguidor do teu, também, mas vou ter que ler com muita calma todos os teus textos para comentá-los.
"Avatar" eu me recuso a ver"! Pois é, qdo boto alguma coisa na cabeça...
E adorei Anne Kendrick, torço muito por ela.
Grande abraço.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates