2

LEITE DERRAMADO

Posted by Clenio on 22:36 in

Quem me conhece sabe que se existe alguém que admiro DE VERDADE, pura e simplesmente pela inteligência e pelo talento, é o Chico Buarque. Desde criança ouço a obra do Chico, seja através de filmes dos Trapalhões ("Os saltimbancos trapalhões", hello!) ou porque meu pai sempre essa qualidade de bom gosto musical. Sendo assim, eu sempre me surpreendia pelo fato de não conseguir gostar de seu trabalho literário. "Estorvo", "Benjamin" e "Budapeste" foram, pra mim, verdadeiros sacrifícios que eu fiz em prol de manter em dia meu contato com o pensamento do gênio que criou "Geni e o Zepelim". Por causa disso comecei a ler "Leite derramado" (Ed. Cia das Letras) com certo atraso e medo de não gostar. E como às vezes é bom estar enganado! "Leite derramado" é poesia pura, do nível das melhores letras de Chico.

"Leite derramado" conta a história da vida de Eulálio Assumpção, um idoso de mais de cem anos de idade que conta, do alto de sua cama de hospital, sua trajetória desde a infância até seus derradeiros momentos de saúde. Descendente de nobres e parte de uma família bastante esnobe, ele narra a enfermeiras, médicos e para sua própria filha os fatos mais importantes de sua existência - e é uma existência bastante rica, tanto em acontecimentos quanto em sentimentos.

Por ser narrado através do ponto de vista de um centenário, o livro não tem uma ordem cronológica direta, exigindo do leitor que preencha as lacunas da história de acordo com as informações que vem sendo espalhadas pelas páginas. É assim que demoramos a saber com certeza os motivos que levaram o protagonista a afastar-se de sua amada Matilde, ou como sua descendência continua mesmo com todas as tragédias que acometem sua família.

"Leite derramado" é impecável, imperdível, indescritível. Será que fui eu quem não entendi os livros anteriores do Chico???

|

2 Comments


Que lindo!!! Fiquei completamente desesperada para lê-lo. Beijos.


Comentei dele no Apimentário, por favor, leia lá.
Este é um livro que me surpreendeu, pois prefiro a verve musical de Chico e sua poesia nas músicas do que seus livros, mas este é imbatível e achei muito bem conceituado...

Abraço

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates