1

O ÚLTIMO ATO DE ESME LENNOX

Posted by Clenio on 10:46 in

Uma das maiores vantagens de se trabalhar em uma livraria - além do fato de ter à minha disposição um imenso potencial de troca de ideias com clientes e colegas - é o fato de poder desbravar sem medo novos territórios literários, ou, em outras palavras, descobrir autores ainda não lidos, experimentando vários estilos, gêneros e nacionalidades diferentes. Foi assim que conheci o humor sentimental do inglês Tony Parsons, o ritmo alucinante dos policiais de Harlan Coben e os dramas psicológicos de Lionel Shriver. E foi assim também que cheguei até a irlandesa Maggie O'Farrell, autora da minha mais recente leitura, "O último ato de Esme Lennox" (Ed. Record), um livro que conquista aos poucos e que, se a princípio parece apenas mais um novelão desbragado, chega a seu final de modo arrebatador.

A obra de O'Farrell começa quando Iris, a jovem dona de uma loja de roupas usadas descobre que tem uma tia-avó chamada Euphemia Lennox, que está há sessenta anos internada em um hospital psiquiátrico às vésperas de ser fechado. Sem nunca ter sequer ouvido falar nessa parente surgida do nada, Iris conhece apenas uma pessoa que pode lhe esclarecer as coisas: sua avó, Kitty, que sofre de Alzheimer. Contando com o apoio de seu meio-irmão Alex, ela corre atrás do passado de sua família, enquanto é obrigada a lidar também com seu relacionamento com um homem casado.

O mais instigante em "Esme Lennox" é o estilo impresso por sua autora, que, sem avisos prévios, muda o foco narrativo, dando voz a suas três personagens femininas em momentos alternados. É aos poucos que o leitor vai descobrindo, assim como Iris, os fatos que acarretaram a internação da protagonista e os motivos que a levaram a ser esquecida pela família. É também o retrato de uma época aparentemente glamourosa (anos 20) que escondia preconceitos sufocantes e era capaz de arruinar a vida de uma mulher apenas por ela não seguir os padrões estabelecidos. Esme Lennox na verdade é uma pré-feminista que sofre as consequências de tentar viver a vida a seu modo e seu ato final - narrado com maestria e sutileza por Maggie O'Farrell - não só faz todo o
sentido do mundo como ainda é capaz de dar um nó no estômago.

"O último ato de Esme Lennox" não é um best-seller, e nem sua autora figura em listas de mais vendidas. Mas é um livro a ser descoberto, degustado com paciência e apreciado por seu poético realismo.

|

1 Comments


Confesso nunca ter ouvido falar deste livro, mas achei a capa e também a premissa atraentes. Preciso achá-lo aqui!

Assim que o tiver, em mãos, te falo! rs

Abraço!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates