4

POUCO AMOR NÃO É AMOR - UMA HOMENAGEM A NELSON RODRIGUES

Posted by Clenio on 22:41 in

Em 1996 eu fazia a faculdade de Jornalismo na PUC e estava absolutamente obcecado por Nelson Rodrigues, a quem lia desde tenros 12 anos quando descobri abismado a peça "Álbum de família". Tudo era Nelson naquela metade dos anos 90, graças à magistral biografia escrita por Ruy Castro ("O anjo pornográfico"), à minissérie "Engraçadinha" e aos episódios semanais de "A vida como ela é" veiculados no "Fantástico", aos domingos, pra toda a família assistir enquanto jantava. Ou seja, naquela metade dos anos 90 o outora maldito Nelson Rodrigues já era palatável e eu não era o único a estar acometido da febre que era sua obra. Minha obsessão só era comparada com a de duas amigas queridas, Márcia Messa e Beatriz Pinto Ribeiro, que, junto comigo, começaram a escrever contos ao estilo de Nelson utilizando como personagens nossas próprias pessoas ao lado de colegas e professores. Ríamos aos montes com nossos absurdos e raramente nossa obra saía do trio.

Em 2001, cinco anos depois, portanto, escolhi algumas das histórias e uni-as em um texto teatral, mais pra me testar como autor do que com reais intenções de encená-las. A peça foi lida, elogiada e devidamente arquivada em uma gaveta. E lá ficaria se, em 2009 não fosse redescoberta e, com a maior cara-de-pau do mundo eu não resolvesse que ela se tornaria minha segunda experiência nos palcos. Surgia então "Pouco amor não é amor - uma homenagem a Nelson Rodrigues", que teve três apresentações no auditório da Livraria Cultura Porto Alegre, em dezembro/09 e janeiro/10.

Logicamente o texto não foi montado tal e qual foi escrito. Problemas cronológicos e logísticos impediram que as quatro histórias que se revezavam no papel fossem devidamente apresentadas - e a cada novo projeto mais e mais se aprende sobre o ofício de teatrar - e no final apenas 2 tramas encontraram lugar nos olhos do público: a busca de Jurema pela verdade sobre o passado de seu noivo Afrânio e a trágica história do casamento de Herculano e Margô. Duas histórias que ocuparam 70 minutos da vida de uma plateia que se dividiu entre as gargalhadas irônicas da estreia e o silêncio tenso das últimas sessões.



"Pouco amor não é amor" não seria possível não fosse o esforço de uma equipe que se dedicou e muito ao trabalho. Ensaios em plena época de Natal, troca de horários, de folgas, problemas domésticos deixados de lado... Nunca fazer teatro foi tão difícil pra alguns e tão estressante pra outros... Mas o fato é que nosso filho nasceu. E assim como acontece com o parto quando a dor logo é esquecida quando se vê o rebento, tenho certeza de que o sacrifício foi válido no momento em que os aplausos surgiram e os elogios vieram. E certamente a vontade de continuar nesse mundo mágico do teatro se firmou em todos.

Obrigado a todos e vou nomear um por um: Álvaro, um Arandir/Herculano assustador; Dani, uma revelação absoluta e uma profissional exemplar; Fernanda, uma Margô sexy e uma atriz que teve que ser convencida a subir ao palco; Katia, que deu a volta em problemas particulares pra mostrar que compromisso é coisa séria; Lizandra, uma Alaíde impecável; Leo, um ator criativo até demais às vezes (hehehe) e Mely, uma Myrna sob medida. Agradecimentos também a Samuca, Ed, Fernanda Copetti, Samanta e Michelle pelo apoio nos bastidores.

"Pouco amor não é amor" ainda não tem novas apresentações marcadas, mas certamente ficará na lembrança daqueles que participaram da empreitada.

|

4 Comments


Ah, eu preciso, um dia, fazer alguma peça baseada na obra de Nelson Rodrigues! Preciso, preciso!

Ele tem um teor de sensualidade que me cativa, rs

abraço!


Oi, amigo!

Quando é que vamos fazer uma matéria sobre essa peça para o meu blog Degrau Cultural?
Beijo.


Não sei se sabes, mas já trabalhei com teatro. Tive e tenho uma oficina de iniciação teatral chamada: "Um, dois, três: atuando!" Tenho todos os livros de teatro que tu possas imaginar, muitas técnicas, podemos trocar algumas figurinhas. Até camiseta da oficina...só ando meio parada no momento. Beijo grande! Tchau!


Tu chegaste a ver o post que coloquei no meu blog, Palavras e Imagens, sobre a peça "Pouco amor não é amor"? www.marquesiano.blogspot.com/search/label/Nelson Rodrigues
Beijo.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates