2

UM OLHAR DO PARAÍSO

Posted by Clenio on 00:06 in

Depois de encher os bolsos de muito, mas muuuuito dinheiro com a trilogia "O Senhor dos Anéis" e a refilmagem de "King Kong", o neozelandês Peter Jackson poderia aparecer com a ideia de filmar a lista telefônica que seria muito bem-vindo por qualquer estúdio que prezasse sua renda. Por isso não deixa de ser um tanto surpreendente que ele tenha escolhido um projeto relativamente modesto para marcar sua volta à direção: baseado em um romance de Alice Sebold chamado "Uma vida interrompida", o filme "Um olhar do paraíso" (The lovely bones) deixa de lado a épica aventura passada na Terra Média e passa muito longe de contar a história de um gorila gigantesco apaixonado por uma humana. É um drama familiar que tem como ingredientes a mais uma dose de suspense e toques de espiritualidade. Receita de sucesso? Talvez, mas a renda do filme no mercado americano (pouco menos de 43 milhões de dólares de arrecadação até semana passada, contra um custo estimado de 65 milhões) não deixa de ser decepcionante para um poster com o nome de Jackson estampado.

Talvez o grande problema de "Um olhar do paraíso" seja a sua indecisão sobre que tom utilizar para contar sua história, razoavelmente interessante. Em dezembro de 1973, a adolescente de 14 anos Susie Salmon (vivida pela ótima Saoirse Ronan, de "Desejo e reparação") é violentamente assassinada por um vizinho (um sinistro Stanley Tucci indicado ao Oscar de coadjuvante), que já tem em seu currículo uma série de crimes violentos contra meninas de sua idade. Presa em uma espécie de limbo (sem desprender-se de todo do campo terreno, como diriam os espíritas) ela continua vendo sua família, que batalha para manter-se sã. O pai (Mark Whalberg substituindo Ryan Gosling de forma bastante convincente) busca ajudar a polícia a resolver o homicídio; a mãe (Rachel Weisz) se desliga emocionalmente de todos; e a avó (Susan Sarandon em papel pequeno mas importante) tenta manter todos unidos. De onde está, a jovem Susan não apenas assiste à dor de sua família mas resolve também colaborar com a prisão de seu assassino.

É esse perfil um tanto esquizofrênico que atrapalha "Um olhar do paraíso". Peter Jackson não sabe se descreve a vida de uma família destroçada por uma tragédia, se conta a trajetória de uma jovem rumo à sua evolução espiritual ou se concentra sua trama na busca pela justiça. Normalmente as três vertentes funcionam, mas separadamente. Não parece haver uma unidade entre os pontos de vista do roteiro, o que impede que o público se emocione a contento, ou até mesmo torçam pela vitória do bem contra o mal, que, a grosso modo, é a raiz da trama.

Do jeito que chegou à tela - com direito a efeitos visuais pra lá de cafonas - "Um olhar do paraíso" parece mais um livro de auto-ajuda espírita do que um drama edificante: as linhas finais de seu roteiro soam até mesmo forçadas. Tem alguns momentos bastante eficientes (a sequência da morte da personagem principal é um belo exemplo) mas do homem que legou ao mundo o extraordinário "Almas gêmeas" não deixa de ser um bolo com muito glacê e pouco recheio.

|

2 Comments


Que pena que não gostou do filme..
enfim gosto é que nem %*#@ cada um tem o seu! rs

Mas o Peter Jackson é muito mais além de épicos sobre anéis.

Abs!


Foi uma decepção, levando em conta o estardalhaço de divulgação que fizeram em relação ao filme.

A primeira hora do filme é praticamente insuportável.

Abraço

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates