0

A CAIXA

Posted by Clenio on 12:57 in

Em 2001, Richard Kelly, com meros 26 anos de idade, lançou o filme "Donnie Darko", um sombrio conto de suspense estrelado pelo então quase desconhecido Jake Gylenhaal que tornou-se cult com o passar dos anos. Apesar de parecer confuso, o filme tinha uma conclusão coerente e, mais do que tudo, prenunciava um auspicioso futuro a seu diretor, que aparentemente tinha muito a dizer e sabia como poucos criar uma atmosfera interessante. Digo "aparentemente" porque, a julgar por "A caixa" (The box), lançado agora no Brasil, "Darko" foi um lapso de talento. "A caixa" não é apenas um filme ruim. Ele chega às raias do insuportável.

Baseado em um conto do escritor Richard Matheson, o filme até que começa bem. Um misterioso homem que tem a metade do rosto queimada terrivelmente (Frank Langella) bate à porta do casal Lewis, Arthur e Norma (James Mardsen e Cameron Diaz) e lhes faz uma proposta aparentemente irrecusável: eles tem que apertar um botão em uma caixa para ganhar 1 milhão de dólares. Acontece que, se fizerem isso, uma pessoa, que eles não conhecem e com quem não tem nenhum contato, morrerá na hora. Logicamente o casal fica intrigado com a proposta, mas como sua vida financeira não está em seus melhores dias, eles acabam aceitando o desafio. Aparentemente está tudo bem, mas o que eles não sabem é que fazem parte de um experimento misterioso que julgará a humanidade através de sua resposta ao teste.

A partir daí é descer ladeira abaixo. Entram em cena portais de água para outras dimensões, conspirações misteriosas, viagens à Marte e tudo o que de mais tenebroso um episódio ruim de "Arquivo X" poderia proporcionar se tivesse roteiristas movidos à ácido. O roteiro de Kelly apresenta milhares de questões e não resolve nenhuma delas a contento (isso QUANDO resolve alguma delas), levando o espectador a uma viagem tão longa quanto confusa. A edição é sofrível (não há unidade visível entre uma cena e outra), as discussões éticas que tenta levantar não passam de um nível rasteiro (também, olha o casal central que escolheram...) e nada, absolutamente nada, é verossímil e/ou empolgante. Até mesmo a escolha acertada de Frank Langella fica deslocada, uma vez que ele pouco tem a fazer, recitando as frases feitas que lhe colocaram na boca.

Não é difícil entender porque "A caixa" foi tão mal de bilheteria e crítica: nem mesmo os fãs do gênero (suspense? ficção científica?) conseguiram aturar o que parece ser um Stephen King de oitava categoria (e isso comparado não a filmes como "O nevoeiro" e sim a coisas como "O apanhador de sonhos"). Isso é que dá perder tempo assistindo a um filme com a Cameron Diaz...

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates