1

SEPARAÇÃO?!

Posted by Clenio on 23:45 in

Estreou hoje na Globo - e muito bem! - a nova série escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young, chamada "Separação?!". A dupla, que já legou ao humorismo inteligente televisivo os geniais "Os normais" e "Os aspones" agora investiga, com seu sarcasmo característico, os meandros e pequenos acontecimentos cotidianos que levam um casal à separação. Dirigido pelo mesmo José Alvarenga Jr. que comandava as aventuras de Ruy e Vani no primeiro seriado, o episódio de estreia acena com a garantia de muita diversão nas noites de sexta-feira - uma pena que antes seremos obrigados a assistir ao cada vez mais morno "Globo repórter" (será que não seria mais acertado substituir esse programa um tanto arcaico por algo mais inovador e refrescante como o ótimo "Profissão repórter" de Caco Barcellos?).

Os protagonistas de "Separação?!" são Agnaldo e Karen, vividos pelos cada vez melhores Vladimir Brichta e Deborah Bloch. No início do episódio, segundo uma irônica narração, eles estão comendo seu milésimo frango em oito anos de casamento, momento em que, aparentemente, as relações começam a azedar sem possibilidade de volta. É aí que Karen revela a Agnaldo que tem vergonha do barulho que ele faz quando mastiga e ele, revoltado, também confessa ficar humilhado com o dedão do pé da esposa. O que antes parecia não incomodá-los tanto (conforme um engraçado flashback) passa a atormentá-los, acusações surgem a cada momento e aí é ir ladeira abaixo. Segundo os criadores, a intenção do programa é mostrar o inexorável caminho rumo ao divórcio de forma engraçada. A julgar pelo capítulo de estreia, estão no rumo certo.

O texto, como de costume, é um primor. Machado e Young tem a capacidade de esmiuçar a mente da classe média assim como o fazia Luis Fernando Veríssimo em seus áureos tempos (e taí "A comédia da vida privada" que não me deixa mentir). Suas personagens são tão reais que é difícil não haver a identificação imediata com a platéia, a quem resta apenas rir das próprias contradições e pequenos defeitos. Mas de nada adiantaria o texto hilário sem bons atores para defendê-lo. E aí "Separação?!" ganha ainda mais preciosos pontos positivos.

Se Cristina Mutarelli roubou a cena nesse primeiro episódio como Cinira, a diretora do jardim de infância onde Karen trabalha (com uma expressão facial e um tom de voz absolutamente adequados a suas aparições), não há como negar que a química entre Vladimir Brichta e Deborah Bloch é de uma obviedade ululante. Se Deborah já tem uma cancha irresistível ("TV Pirata", "A comédia da vida privada" e algumas participações em "Os normais") e um timing acima de qualquer suspeita, não deixa de ser surpreendente como Brichta assume seu papel com segurança e desenvoltura. Tanto no humor físico quanto nas sutilezas de um humor mais sofisticado, o marido de Adriana Esteves tem tudo para conquistar seu merecido lugar ao sol como um ator de respeito.

Aguardo ansiosamente o segundo episódio de "Separação?!" para comprovar minha teoria de que um novo clássico do humor inteligente está surgindo.

PS - Essa semana também estreou "A vida alheia", criado por Miguel Falabella. Fugindo do formato sitcom (onde o autor brilhou com "Sai de baixo" e "Toma lá, dá cá") a série ainda não demonstrou a que veio. Confio no talento de Falabella e acho que um programa que tem Marilia Pera e Claudia Jimenez no elenco tem tudo pra dar certo (sem falar que ele critica a indústria das fofocas). Mas ainda não me encantei.

|

1 Comments


Concordo, mas temo que o tema "separação" não se sustente por muito tempo... vamos esperar para ver!!
Bjs!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates