9

"500 DIAS COM ELA" E UMA EPIFANIA

Posted by Clenio on 16:57 in


Já perdi a conta de quantas vezes assisti ao delicioso "500 dias com ela". A comédia romântica de Marc Webb (futuro diretor de "Homem-aranha") me atinge de maneira indescritível, uma vez que sempre vejo, na tela à minha frente, uma história de amor bastante semelhante a maior que eu vivi (e que deu origem inclusive à peça de teatro "Como dizia o poeta", que ontem, coincidentemente completou um ano desde sua estreia). O romance hesitante entre Joseph Gordon-Levitt (com um timing cômico e dramático perfeitos) e Zooey Deschannel (linda, etérea e carismática) me emociona, me faz rir, e recentemente me fez pensar - e muito - sobre algumas das certezas que eu tinha e agora não tenho mais (thanks, Webb e cia...)

Mas o que foi que eu vi apenas agora no filme que me fez pensar tanto assim? Explico; a cena em questão foi deletada para sua exibição nos cinemas, constando apenas como extra no dvd (sim, eu compro dvds. Originais!!!). Sem querer estragar o prazer daqueles que ainda não assistiram ao filme (que eu recomendo fervorosamente) narro rapidamente a cena para chegar ao ponto. Depois do fim do namoro com sua amada Summer, Tom marca um encontro às escuras com outra garota, chamada Alison. Os dois conversam sobre o final do romance do rapaz, que não está nem aí para sua nova companhia. Na versão do cinema a cena acaba aí. Na versão estendida, o diálogo continua mais ou menos assim:

ALISON - Ela traiu você?
TOM - Não.
ALISON - Ela abusou de você, financeiramente falando ou coisas do tipo?
TOM - Não, claro que não.
ALISON - E ela não deixou claro desde o início que não queria um relacionamento sério?
TOM - Sim.
ALISON - ENTÃO QUEM PARTIU SEU CORAÇÃO NÃO FOI ELA. FOI VOCÊ MESMO.

GENIAL!!!

Quando ouvi esse diálogo juro que me deu vontade de sair gritando, ou chorando, ou rindo feito um louco. Estava ali, em uma cena deletada de um filme a que assisti umas quinze vezes, uma verdade que nem mesmo eu queria saber: ninguém tem o poder de partir nosso coração a não ser nós mesmos. Tudo bem, às vezes as pessoas nos magoam, mas normalmente isso ocorre porque esperamos delas coisas que provavelmente elas não podem nos oferecer. Nem todo mundo tem a dar o que nós temos. Infelizmente julgar os outros por nós mesmos é um erro!

Quando estamos apaixonados tendemos a achar que somos super-poderosos, que iremos mudar os defeitinhos da pessoa amada, que nossa história de amor será diferente das demais, que vamos sim ficar juntos pra sempre. Fazemos milhões de planos, escolhemos os nomes dos filhos - ou dos cachorros ou dos peixes - imaginamos as viagens que faremos e muitas vezes cronometramos cada segundo de nossa vida conjunta. O problema é que muitas vezes não consultamos o outro lado do casal e quando descobrimos que todo esse planejamento é unilateral nosso coração explode de dor. E fazer o que quando, pior ainda, descobrimos que NOSSO AMOR é uma via de mão única??? Há culpados? Sim, mas não é quem você pensa.

É fácil esquivar-nos da culpa quando um relacionamento afunda. É cômodo responsabilizar a outra pessoa por ser tão fria, insensível, um robô sem sentimentos... Quase nunca olhamos pra dentro de nós mesmos e percebemos que, se nosso castelo desabou é porque o construímos sobre uma base de areia e não de concreto. Ilusão é bom, ajuda a viver, mas não segura relações. É preciso que saibamos ler corretamente as pessoas para que não criemos fantasias a seu respeito, o que fatalmente nos levará a um trágico final.

Na minha experiência pessoal, vendo agora, cinco anos depois, eu deveria ter percebido os sinais desde o princípio. Não fui traído, nem abusado financeiramente. E sim, fui avisado de que a paixão de hoje pode acabar amanhã sem aviso prévio. Aceitei os termos, não posso reclamar. Só o que posso fazer hoje é esperar menos das pessoas e apaixonar-me por elas sem as irreais expectativas desleais de que fala Vanessa da Mata.

|

9 Comments


É, de fato, um filme que é bonitinho e bem cativante - mas, não vejo isso tudo que você vê e nem tive toda essa reflexão não, rs.

Acho os diálogos até clichentos, alguns, rs...mas, funciona sim e é um filme que, no geral, vale a pena conferir.

Relacionamentos fazem parte da complexidade humana, assim como sentires e desejos.

Abraço


conta direito essa história aí de que virou peça... não entendi... existe uma peça baseada em uma experiência que viveu?

quanto ao filme, eu também já falei desse no figura220 (leia aqui: http://figura220.blogspot.com/2010/03/500-dias-com-ela.html). também achei sensacional.

quanto ao que você escreveu, eu também compro dvds originais e esse está na minha lista com certeza (em breve o terei). não conhecia essa cena deletada, mas é realmente isso aí, só a gente é responsável pelos nossos atos.

lembrei de uma postagem no meu blog antigo e que te recomendo ler também. fala um pouco disso: http://ecleticool.blogspot.com/2007/11/mariposa-e-ceclia.html

abraços!


Esse filme está no cine sky e eu estava querendo saber se era bom para comprar. Agora já sei e o farei.
Quanto a criar expectativas em relação ao que os outros podem nos fazer nos magoam mais que qualquer coisa. E é simples: não conceda aos outros o poder de te fazer infeliz.


Ola
Não conhecia esse blog, muito legal!
Abcs
Alexandre Taleb
Consultor de Imagem/Personal Stylist
AICI - USA member - association of image consultants international
Blog: http://ataleb.wordpress.com
Site: www.alexandretaleb.com.br


Ahh Clênio, adoro esse filme eu tenho ele e sempre revejo, é fantástico!
Abs.


Superestimado ao extremo, não acho "(500) Dias com Ela" essa maravilha que muitos pregam. É um bom filme, sem dúvidas, mas nada a mais que isso.

Meu texto do filme:
http://pospremiere.blogspot.com/2010/02/500-dias-com-ela.html


ABS!


legal teu blog carinha!!!
ja to seguindo!!!
dá uma passadinha la nos meus tb ;)
abraços

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates