1

EM TEU NOME

Posted by Clenio on 19:26 in

O cinema brasileiro, que há anos vem demonstrando um crescimento e um amadurecimento inegáveis ainda tem um grave problema: distribuição. É injusto, pra dizer o mínimo, que filmes como "Se eu fosse você" e "Lula, o filho do Brasil" sejam lançados com tanto alarde e com tantas cópias país afora (a despeito de sua qualidade duvidosa) enquanto obras como "Em teu nome", dirigido por Paulo Nascimento, estream discretamente (quando estream), não dando a oportunidade ao público de conhecê-los e admirá-los. "Em teu nome" é um belo filme, feito com coração, sentimento e emoção, ainda que em nenhum momento descuide da técnica e do que ela pode oferecer.

Baseado em uma história real, o filme começa em 1970, quando o jovem estudante de engenharia Boni (Leonardo Machado, merecidamente premiado como melhor ator no Festival de Gramado de 2009) ingressa na luta armada contra a ditadura brasileira. Mesmo tendo dúvidas a respeito da eficácia dos métodos de seu grupo revolucionário, no entanto, ele passa a participar de ações cada vez mais perigosas. Preso, torturado e mais tarde exilado no Chile, ele passa por todas as situações dramáticas da época, sem nunca deixar de ter a paixão pela causa e pela esposa, Cecilia (Fernanda Moro).

Empolgante como drama político - ainda que não apresente maiores novidades ao tema - e emocionante como história humana, "Em teu nome" se privilegia de algumas qualidades berrantes: a fotografia de Roberto Laguna e a trilha sonora de André Trento são parte essencial da narrativa do diretor, estando bem acima da média dos produtos nacionais (especialmente quando se trata de um filme de orçamento menor do que os "Chico Xavier" da vida). Mas é em seu elenco que o filme tem seus maiores trunfos: Nelson Diniz como Professor, o líder do grupo revolucionário de Boni e Silvia Buarque como Lenora (uma integrante do time) estão econômicos, discretos e eficientes como sempre. E apesar de muitas vezes contracenar com uma péssima Fernanda Moro, Leonardo Machado entrega-se de corpo e alma a sua personagem, apresentando uma das atuações mais admiráveis do cinema nacional dos últimos anos. O Kikito em 2009 apenas reitera o que qualquer espectador do filme constata logo de cara: Machado tem carisma, inteligência e talento suficientes pra tornar-se um dos grandes nomes do nosso cinema. E "Em teu nome" é um excepcional cartão de visitas.

|

1 Comments


VOCÊ, mais uma vez, desportou o meu interesse por algo. Viciante!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates