3

UNINVITED

Posted by Clenio on 12:10 in ,

"É isso que as pessoas fazem, Richard. Ficam vivas por causa das outras." Dentre as milhares de frases já pronunciadas na história do cinema, nenhuma é mais certeira do que esse petardo de sabedoria lançado por Meryl Streep a um suicida Ed Harris no impecável "As horas", magistralmente adaptado pelo dramaturgo David Hare do romance de Michael Cunningham. É certeira porque é verdadeira! Me identifico plenamente com a afirmação porque é exatamente assim que me sinto, preso nesse mundo que me enoja e me faz mal pra não causar mágoa em outras pessoas. Só o que me mantém sobrevivendo - e a palavra aqui é a mais correta possível, porque viver de verdade eu não faço há muito tempo - é essa cruz que eu carrego, de ter que estar em um lugar em que eu não quero estar, em fazer coisas que não quero fazer, em sorrir para pessoas pelas quais eu não tenho nenhum sentimento a não ser desprezo e raiva. O maior presente que eu poderia receber nesse momento seria uma alforria desse arremedo de vida. A mais bela frase da língua portuguesa não é "Eu te amo!" - mesmo porque ela normalmente é vazia e mentirosa - e sim "Pode ir, eu te liberto..."

Fui a uma praça dia desses com um objetivo claro dentro de mim: tentar encontrar alguma coisa que me fizesse ver o valor da vida, para me provar equivocado em meus pensamentos negativos e sombrios. Qualquer coisa que me fizesse minimamente feliz seria capaz de me salvar a vida. Os felizes de plantão me fariam uma lista de "presentes de Deus": a natureza, as crianças, o sol... Mas nada disso me despertou sequer um suspiro. Os mais racionais viriam com belas músicas, livros maravilhosos, filmes deslumbrantes... Sim, isso tudo é mágico, mas o que fazer com as malditas horas antes e depois deles??? Fazer o que com todo o tempo opressivo que resta?

Odeio tudo em mim. Meu nome, minha aparência, minha tendência a gostar mais do que ser gostado, minha voz, minha sensibilidade exagerada, minha total falta de ânimo de romper esse marasmo que me afoga, meu talento em escolher sempre o caminho mais difícil e pedregoso para qualquer objetivo.

Vejo pessoas doentes lutando para sobreviver e me pergunto o motivo que as leva a essa batalha inglória. Vejo gente jovem e de bem com a vida morrendo tragicamente enquanto eu permaneço tão saudável que dá nojo!! Daria tudo pra trocar de lugar com alguém que teve a sorte de ir embora desse mundo que há muito não me encanta - se é que um dia encantou. Tento me lembrar em que momento da minha existência eu parei de ser feliz e chego à conclusão de que provavelmente isso nunca aconteceu de verdade. Sempre me senti deslocado, solitário, triste, como alguém que não foi convidado pra festa... Sempre me julguei incapaz de despertar um amor capaz de me salvar - e a vida me provou que eu estava certo, pelo menos uma vez! Não sou especial. Minha tendência a ser uma pessoa compreensiva só serve pra me machucar - porque ninguém quer me compreender quando eu mais preciso. Quando eu mais preciso de um abraço é quando mais me sinto sozinho. E solidão por solidão prefiro a eterna!

Eu tive o vislumbre de uma vida verdadeira! E hoje sou obrigado a continuar com a falsa... Até que um dia uma pessoa que realmente me ame chegue até mim e me liberte desse pesadelo. Nietzsche declarou: "Quem tem por que viver aguenta qualquer como." Eis aí a grande verdade: eu não tenho nenhum porque...

|

3 Comments


O valor da vida está nas pequenas coisas, para seguir precisamos ter foco delas, não podemos nos perder daquilo que realmente é verdadeiro, encontrar essas faíscas, esses grãos de areia é que é complicado. Sei como é viver num mundo de obrigações sociais... Estou preocupado contigo!


Caro Clenio...Bom me desculpe a invasão, na verdade invadi seu blog, seu espaço já faz algum tempo...Vezes por outra, passo por aqui, leio suas postagens...E cá estou eu...
Sabe me identifico com muitas coisas que descreve no seu texto, não gosto de mim, do meu nome, não gosto da minha aparência, não gosto da minha forma de gostar mais do que ser gostado...Sabe já passei por essa má fase por assim dizer...Continuo não gostando do meu nome, ou melhor do nome do meu pai que eu herdei...Enfim, já tive essa fase de não gostar da minha aparência, mas passa...Quanto a não gostar dessa forma de gostar mais dos outros, do que eles gostam da gente, bom isso só parou de me encomodar quando deixei de me preocupar com isso...Gosto daqueles que merecem que eu goste deles,se eles não gostarem de mim, bom daí problema é deles...Não esquento mais com isso...
Motivos pra ser feliz, já tive dificuldade de encontra-los,mas acabo sempre por achar ou inventar um...Mas saiba que os motivos para sermos felizes,estão dentro de nós mesmos e não fora, não encontrará eles em nenhuma praça, em nenhum local qualquer que seja...Eles precisam nascer dentro da gente e explodir para o mundo, assim seremos felizes e talvez ou talvez por isso as pessoas gostem da gente...Ninguém gosta da gente porque gostamos deles...E sim gostam da gente, pq a gente em primeiro lugar tem que gostar de sí mesmo...Me desculpe a sinceridade, mas acho que vc é um cara bacana, bonito, saudável e já são ótimos motivos para vc construir sua felicidade, com certeza deve ter amigos e familiares que o amam e que vc tbm ame...Busque a felicidade dentro de vc, tenho certeza que se vc olhar bem lá no fundo, ela estará lá esperando que vc à encontre!

Um abração, e acredite tudo muda, a única certeza é a de que o mundo gira, e tudo muda de ordem e lugar...Mas precisamos fazer algum esforço pra que isso aconteça, não fora, mas dentro de nós mesmos!!!

PS: Me desculpe por invadir seu espaço, e se minhas palavras de alguma forma possam encomodá-lo, é apenas minha opinião, pode ser que ela não lhe sirva de nada, mas se de alguma forma tiver-lhe ajudado, fico feliz!!!!

GÊ!


fases passam. servem pra gente crescer.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates