1

CHÉRI/O PRÍNCIPE DA PÉRSIA

Posted by Clenio on 14:42 in
Mais de dez anos separam "Ligações perigosas" de "Chéri", a reunião dos talentos de Stephen Frears na direção, Christopher Hampton no roteiro e Michelle Pfeiffer frente às câmeras. Mas a distância que os separa é bem mais grave do que a temporal. É quase inacreditável que os mesmos Frears e Hampton tenham assinado a obra-prima baseada em Choderlos de Lacols vencedora de 3 Oscar em 1988 e essa pálida e insossa versão cinematográfica da obra da francesa Colette, considerada "literatura adulta" em sua época. Mesmo que não se faça nenhum tipo de comparação, "Chéri" é simplesmente um filme chatinho e sem graça, que não convence como romance nem muito menos como drama erótico, principalmente devido à péssima escolha do inglês Rupert Friend para o papel-título.

O Chéri criado por Colette é um dândi francês, filho de uma antiga cortesã (Kathy Bates como cortesã, ainda que aposentada??!!) que, aos 19 anos, não faz nada na vida a não ser beber e dormir com qualquer mulher que lhe apareça na frente. Preocupada com seu futuro, sua mãe praticamente o entrega a uma ex-colega, a bela Lea de Lonval (Michelle Pfeiffer, ainda deslumbrante), que o aceita como amante fixo. Seis anos depois, quando é arranjado o casamento do rapaz com a filha de uma outra ex-mulher da vida, Cheri e Lea se descobrem mais apaixonados do que supunham.

Talvez o maior problema do filme de Frears - e isso praticamente destrói o conjunto todo - é a atuação de Friend, que confunde o ar blasé de sua personagem com fragilidade de atuação. Em nenhum momento o público se deixa acreditar no romance entre os protagonistas. E isso é mortal para as intenções do filme, que não consegue nem ao menos transmitir o ar de ironia que a narração em off parece aspirar. Salva-se o luxo da direção de arte e dos figurinos, além da sensualidade sempre latente de Pfeiffer.


E "O príncipe da Pérsia, as areias do tempo" é uma sessão da tarde divertida, mas inócua. Infantil demais para um público que deseja uma dose saudável de violência fictícia, a adaptação do game se beneficia da excelente parte técnica que um orçamento generoso pode oferecer. Os efeitos visuais são competentes, a fotografia é belíssima e a história, apesar de ser apenas um pretexto para sequências muito bem feitas de ação, não ofende a inteligência. Jake Gyllenhaall se sai bem como herói e Ben Kingsley dá legitimidade a um projeto que poderia ficar relegado a uma plateia apenas juvenil. A atriz principal, Gemma Arterton, não colabora - não é nem particularmente bonita ou carismática nem tampouco tem um talento que justifique sua escalação e a duração talvez seja um tanto excessiva. Mas entretém dignamente e acaba com uma canção de Alanis Morissette, o que já lhe dá um selo de qualidade dos grandes...

|

1 Comments


Assisti Cheri e gostei bastante, porém era completamente o oposto do que pensava, segue meu pensamento clênio: Cheri + Cortesã + Frears + Michelle Pfeiffer = Filme bonito e completamente insano!

Ou seja, bem oposto mesmo. O cara que faz Cheri, que detestei, não tem nem como acreditar no amor deles, passei o filme inteiro jurando que ele iria falar que era gay no final.

Já "Príncipe da Pérsia" não fiquei tentado a ver....

Abs.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates