1

GUERRA AO TERROR

Posted by Clenio on 22:00 in
Qualquer fã de cinema sabe que Kathryn Bigelow tornou-se, no início deste ano, a primeira mulher a levar o Oscar de direção. Qualquer leitor de colunas de fofocas sabe também que ela tirou a estatueta das mãos do ex-marido James Cameron, que concorria pelo mega-sucesso "Avatar". E qualquer pessoa bem-informada sabe que seu filme premiado com 6 prêmios da Academia - inclusive melhor filme e roteiro - só estreou nos cinemas brasileiros depois de ter sido lançado em DVD - porque simplesmente ninguém em sã consciência acreditaria que um filme feito com meros 11 milhões de dólares, sem astros consagrados no elenco (os mais famosos, Guy Pearce e Ralph Fiennes aparecem cerca de dez minutos cada um, apenas) e que falava da guerra do Iraque (um veneno de bilheteria) pudesse atrair público. O que talvez nem todo mundo saiba é que foi o próprio James Cameron quem incentivou Bigelow a dirigir o filme, que tornou-se uma espécie de "Platoon" sofre o conflito iraquiano.

O fato é que "Guerra ao terror" é, sim, um bom filme. É extremamente bem-dirigido, é tecnicamente impecável e não se prende a sentimentalismos comuns ao gênero. Mas justamente por optar por um tom quase documental do conflito, o filme nega à platéia  um fator muito importante: a identificação. Mesmo que tenha um protagonista - no caso o soldado William James vivido muito bem por Jeremy Renner - o roteiro de Mark Boal (também premiado com o Oscar) não o desenvolve emocionalmente o bastante para que haja conexão com o espectador. Ao mesmo tempo em que isso diferencia o filme do trivial impede a entrega total do público, que entende a trama, a admira, mas nunca se encanta como deveria.

Muitas cenas de "Guerra ao terror" são tensas, fortes, verdadeiras. Kathryn Bigelow mereceu o Oscar, sem dúvida. Mas fica faltando uma emoção palpável ao resultado final. Ainda assim, é um vencedor justo e bastante honesto.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

|

1 Comments


Ainda não vi "Guerra ao Terror" nem "Avatar"... Mas espero fazer isto em breve, uma vez que estou numa fase, digamos, "cinéfila". Estou, inclusive, com um blog novo onde publico minhas visões e impressões sobre filmes que andei apreciando ultimamente. Conto com sua visita:

http://antena-livre.blogspot.com/

ABS, Clênio!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates