1

PLANO B/EM BUSCA DE UMA NOVA CHANCE

Posted by Clenio on 12:50 in
Na segunda metade dos anos 80, Hollywood viveu uma fase de valorização da família, sempre representada por um elemento lúdico e apaixonante: um bebê. Foi dessa leva que surgiram "Presente de grego", com Diane Keaton e "Três solteirões e um bebê", refilmagem de uma comédia francesa de sucesso. E como modas somem e voltam, parece que a capital do cinema também resolveu utilizar essa fórmula vintage do politicamente correto como forma de atrair público - em especial o feminino. Filmes como "Juntos pelo acaso", com Katharine Heigl e "Coincidências do amor", com Jennifer Aniston (a nova Meg Ryan) tratam justamente sobre isso: filhos devolvendo (ou apresentando) aos pais uma razão para viver. Coincidentemente - ou não - assisti a dois filmes que novamente usam a maternidade como ponto de partida. Apesar de, em tese, não terem nada a ver um com o outro, a comédia romântica "Plano B" e o drama "Em busca de uma nova chance" acabam pertencendo, de uma maneira um tanto tortuosa, a essa nova tendência do cinema americano - ainda que modernizando um pouco as coisas para que se adequem ao novo século.

"Plano B" é mais uma comédia romântica como todas as outras, com a diferença que não faz rir tanto como promete a capa do DVD nem tampouco tenta ser mais ousada do que seus congêneres. Nem mesm a presença da linda e apetitosa Jennifer Lopez - que às vezes acerta em cheio, como "Reviravolta", de Oliver Stone e "Irresistível paixão", de Steven Soderbergh e em muitas ocasiões dá tiros n'água, como os tenebrosos "Olhar de anjo" e "Contrato de risco" - consegue salvar o filme de Alan Poul da mesmice. Ela vive Zoe, a dona de uma pet-shop em Nova York que, decidida a ter um filho, apela para a inseminação artificial, uma vez que não é bem-sucedida em relacionamentos amorosos. Como o destino - e os roteiristas sem imaginação de comédias românticas - adora ser irônico, justamente no dia em que é inseminada, ela conhece o bonitão, charmoso, romântico e dedicado Stan (o promissor australiano Alex O'Loughlin), que sonha em viver da venda dos queijos que fabrica em sua bucólica fazenda. Depois de chocado em saber da gravidez da amada, ele aceita assumir a paternidade, mas as coisas, logicamente, não são assim tão simples, e o belo casal vai ter que penar até chegar a seu final feliz.

O problema maior em "Plano B" nem é o fato de que J-Lo está particularmente pouco atraente e que o roteiro é uma colagem mal-feita de inúmeros outros. Seu grande erro está em não decidir-se entre o romance, a comédia ou o drama. "Juntos pelo acaso", por exemplo, conseguia equilibrar todos os elementos. Aqui, soa como esquizofrenia. As piadas não são especialmente engraçadas, o drama não convence e o romance até que poderia funcionar se não fosse a vontade inexplicável da roteirista em criar personagens tão fora de propósito como a ex-namorada de Stan e a avó de Zoe. Em resumo, "Plano B" pode funcionar para uma sessão da tarde, mas não segura uma noite de sábado.


Em compensação, "Em busca de uma nova chance" - mais um título nacional equivocado para uma vasta antologia - consegue ser uma ótima surpresa. Obviamente não tem o mesmo apelo do filme de Lopez nem tampouco busca o mesmo público, mas é infinitamente mais interessante. Infelizmente, não fez sucesso de bilheteria nos EUA, o que o fez passar em brancas nuvens também no resto do mundo, inclusive no Brasil. Azar de quem não pôde se emocionar com a história humana, realista e delicada sobre amor, perda, solidão e esperança escrita pela jovem Shana Feste. Contando com a ajuda de um elenco sensacional, ela retrata a relação entre uma família despedaçada pela morte do filho e irmão adolescente com a surpreendente namorada deste, grávida de três meses.

Rose (a excelente Carey Mulligan, de "Educação") chega à casa da família Brewer quase como uma intrusa. Grávida do jovem Bennett, morto em um trágico acidente de carro pouco antes, ela serve quase como o preenchimento ao vazio causado pela morte do adolescente. Sua chegada, no entanto, tem efeitos díspares nos três elementos da família. O pai, Allen (um admiravelmente bem Pierce Brosnan), um professor de Matemática, a acolhe com carinho e dedicação. O filho caçula, Ryan (Johnny Simmons), que tem problemas com drogas, a aceita como uma espécie de irmã, enquanto frequenta grupos de apoios a familiares enlutados. Somente a mãe de Bennet, Grace (Susan Sarandon, como sempre espetacular) é que não aceita a nora com naturalidade. Tentando lidar com a dor, ela vive na esperança de conversar com o causador do acidente que matou o filho, Jordan (Michael Shannon), que está em coma e, segundo ela, é o único que pode lhe contar com exatidão sobre os últimos momentos de vida do rapaz.

Apesar de parecer um dramalhão pesado e deprimente, "Em busca de uma nova chance" consegue fugir do baixo-astral, graças em especial a seu elenco talentoso e ao acerto de Feste em alternar a vida da família em luto com o início do romance entre Bennett e Rose, uma história de amor delicada e sensível. A gravidez da jovem surge como uma espécie de oásis em meio ao desespero, que inclui também uma relação de falta de confiança entre marido e mulher: Allen teve um romance extra-conjugal, o que apenas alimenta ainda mais o medo de Grace de que ele se envolva com a própria nora. Sim, é psicologicamente denso. Mas é também um auspicioso trabalho de estreia de uma diretora que parece ter muito a dizer. "Em busca de uma nova chance" é uma pequena pérola que merece ser descoberta em meio ao lixo que entulha as prateleiras das videolocadoras.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com e www.cinematotal.com.br

|

1 Comments


Bem, adoro comédias românticas, hehehe, então estou super afim de conferir "Plano B" mesmo achando J.Lo um porre muitas das vezes.

Tem um tempo que to afim de ver "Em busca de uma nova chance", não deu tempo de conferir nos cinemas, já que o mesmo ficou apenas uma semana em exibição. Sim, o filme veio até a minha cidade, hehehehe


Abs meu caro ;)

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates