2

ENTÃO É NATAL!

Posted by Clenio on 20:50 in
Dizem que por essa época o espírito natalino invade os seres e que é o período do ano em que todos estamos mais propensos a esquecer mágoas, a perdoar erros, a fazer um balanço positivo dos últimos doze meses, blá blá blá... No entanto, podem me chamar de mau-humorado ou cético ou descrente ou o que for, mas eu particularmente odeio esta época do ano. Natal pra mim é um dos períodos mais chatos, tristes, hipócritas e cansativos de qualquer ano. Talvez por não acreditar em nada relativo à religião, sobra pra mim apenas a constatação de meses - sim, meses, pois desde outubro não se fala em outra coisa - em que o desespero pelo consumismo atinge seu ápice. É a época em que familiares que não se suportam fingem uma união pacífica; onde as músicas mais insuportáveis do mundo tocam sem parar nos lugares mais absurdos (Simone, oi...); onde dar um passo sequer em um shopping-center torna-se um desafio de maratonista (e quem trabalha em um sabe o que eu quero dizer) e onde a televisão consegue reunir sua pior programação (Roberto Carlos até vai, mas Fábio Jr. e Fiuk???????)

Quando eu era criança eu gostava de Natal - aliás, creio que é uma festa infantil, já que apenas as crianças ainda se iludem com a felicidade normalmente artificial que circunda a data. Lembro que era uma das raras ocasiões do ano em que me reunia com meus primos distantes, em que encontrava a família toda - que ainda estava inteira e não dispersa por razões melancólicas. Conforme o tempo foi passando, porém, Natal tornou-se um peso. A obrigação do compromisso social, dos sorrisos falsos, do bom-humor cristão, me enojam a ponto de quase vomitar. Sonho meu era passar a noite do dia 24 assistindo a um bom filme ou simplesmente dormindo o sono dos justos, sem me preocupar em agradar quem quer que fosse. Mas fazer o que se uma família me espera?

Talvez se minha vida fosse diferente eu gostasse um pouco mais de Natal. Talvez não. Talvez se eu fosse menos ateu e mais espiritualizado eu percebesse o essencial que, dizem, é invisível aos olhos. Talvez não. E talvez se eu não tivesse com quem passar a maldita noite de Natal eu sentisse falta e desejasse voltar no tempo e recuperar meu tempo de criança que se empolgava com brinquedos e pacotes coloridos. Mas hoje, em 2010, Natal pra mim é uma das piores noites do ano.

Mas, mesmo assim, desejo um Feliz Natal a todos os meus leitores, àqueles que dividem comigo esse sentimento de tédio e àqueles que embarcam felizes e emocionados no trenó do Papai Noel. Obrigado a todos pelas visitas e pelos comentários. Vocês fizeram meu ano bem mais interessante do que os anteriores.

|

2 Comments


Vamos sobreviver ao Natal, todo ano é assim...


Essa imagem me deixou em dúvida.

Pensei na música: "Papai Noel filho da Puta", (Garotos Podres ou Ratos do Porão, numca lembro) ou no vídeo do youtube onde o personagem Lobo mata o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa.

Eu não sou contra o natal. mas, estou meio desanimado com o espirito natalino.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates