5

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1

Posted by Clenio on 02:45 in
Antes de mais nada,  "Harry Potter" é mais do que simplesmente uma coleção de livros ou uma série de filmes. É uma marca das mais poderosas, capaz de lucros incalculáveis e com fãs tão radicais quanto religiosos islâmicos. Por esse motivo, julgar um de seus filmes isoladamente é trabalho hercúleo e inglório. Cada um de seus capítulos cinematográficos tem importância fundamental para o desenvolvimento da trama criada pela escritora inglesa J.K. Rowling. Surpreendentemente, a Warner - detentora dos direitos dos livros para o cinema - nunca perdeu o controle da situação, lançando adaptações que raramente decepcionaram os fiéis leitores - ao menos nunca houve um levante contra aqueles que tocaram no material.

Amadurecendo junto com as personagens - exatamente como acontece nos livros e com seus leitores - a série de filmes foi melhorando sensivelmente a cada lançamento e uma prova inconteste dessa afirmação é "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte I", que dá início ao "grand finale"  imaginado por Rowling e aguardando ansiosamente por qualquer um que tenha adentrado o universo do menino bruxo que vai marcar indelevelmente a carreira do ator Daniel Radcliffe. Dirigido por Peter Yates - que também comandou "A ordem da Fênix" e "O enigma do príncipe" - essa primeira parte do capítulo final (dividido em dois por razões de fidelidade ao livro e também comerciais, obviamente) é, sem dúvida, a melhor de todas. Deixando de lado as piadas corriqueiras e as cenas de ação quase infantis dos primeiros filmes, Yates mergulha sem medo em uma escuridão sem fim, com cenas de arrepiar e com um vilão ainda mais apavorante (interpretado pelo sensacional Ralph Fiennes, o Voldemort cinematográfico é possivelmente tão assustador quanto nos livros).

É totalmente desaconselhável assistir-se a "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte I" sem ter assistido aos filmes anteriores. O roteiro de Steve Kloves não perde tempo explicando situações passadas, partindo para a ação desde a primeira cena. Sem tempo a perder, a trama se desenrola com um ritmo invejável - são quase duas horas e meia que passam voando - e com sequências dirigidas com competência ímpar. O trio de atores centrais demonstra uma maturidade surpreendente, não fazendo feio em cenas mais emocionais (como acontece em um dos momentos finais do longa), e o elenco coadjuvante, formado por atores britânicos que dispensam comentários se diverte a olhos vistos (em especial Helena Bonham Carter, dona de uma das melhores cenas). Deixando de lado a ideia de que está fazendo um filme infantil - afinal os fãs de Harry cresceram como ele - Yates não abre mão de cenas de grande tensão e as dirige com elegância: é de destacar também a excelência da fotografia de Eduardo Serra, que usa e abusa da escuridão como metáfora para o mal que circunda as personagens.

Dono dos efeitos visuais mais caprichados da série, o capítulo 7 das aventuras de Harry Potter acerta em cheio, mais uma vez. O difícil é esperar até julho do ano que vem para testemunhar seu epílogo. Haja ansiedade!

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com e www.cinematotal.com.br

|

5 Comments


Sendo bem sincero......li apenas os dois primeiros livros da série e percebi que minha praia é outra.
Assisti todos os filmes, exceto, esse último e o único que me agradou muito foi o terceiro.

Sei que vou contra a grande maioria. Mas, acho que Harry Potter poderia ter filmes melhores do que possui. Mas, essa é uma questão pessoal.

Uma coisa concordamos totalmente: Ralph Fiennes é um ótimo vilão(ator de qualidade sempre faz a diferença).


Belo texto.

Abraços.


Adorei este filme, não só por eu ser fã de Harry Potter mas também porque tem cenas memoráveis, como a da dança.

Depois de ter feito um razoável "A Ordem da Fênix", Yates se recuperou em "O Enigma do Príncipe" e agora nos entrega o melhor filme da franquia.

Espero ancioso pela última parte.

Ótima crítica Clênio!!!

Abraços,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com


Eu estou meio por fora da saga de HP, mas simpatizo com tudo apresentado no filme, fi com uma amiga que me explicou tudinho, rs

ótimo blog ( e o 'um filme por dia' tbm!)

abs,
sebosaukerl.blogspot.com


Eu adorei. Foi um dos poucos filmes que senti medo, ri, chorei e disse "oooow que fofo" quase tudo na mesma hora rsrs.... ^^ bjuuu!


Amo Harry Potter além da racionalidade e achei este sétimo filme extremamente fiel ao livro.
Abraços.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates