0

ABUTRES

Posted by Clenio on 00:56 in
Ano passado o sensacional "O segredo dos seus olhos" surpreendeu meio mundo ao surrupiar - com justiça - o Oscar de melhor filme estrangeiro das mãos do considerado favorito, o soporífero "A fita azul". Entusiasmados com o sucesso, "los hermanos" tentam novamente concorrer à estatueta com "Abutres", novamente estrelado pelo ótimo Ricardo Darin, mas sem a sublime direção de Juan José Campanella. Comandado pelo competente mas nunca brilhante Pablo Trapero, "Abutres" é um filme extremamente bem feito, tecnicamente impressionante e com atuações bem acima da média. Mas tropeça em um roteiro um tanto arrastado e em personagens não exatamente simpáticos.

Elogiado pela maioria da crítica, o filme se utiliza do fato trágico de cerca de oito mil pessoas morrerem por ano em acidentes automobilísticos na Argentina para apresentar seu protagonista, o advogado Sosa (Ricardo Darin, sempre esforçado), que participa de um esquema nada honesto de indenizações para os familiares das vítimas. Há muito tempo sem saber o que são escrúpulos, ele vislumbra a possibilidade de mudar de vida quando conhece e se apaixona pela médica Luján (Martina Gusman, esposa do diretor). Também dona de uma saudável cota de problemas, ela se entrega ao amor pelo advogado, mas o final feliz não parece assim tão alcançável: Sosa começa a ser perseguido por seus ex-sócios, que não admitem que ele saia do negócio.

"Abutres", ao contrário de "O segredo dos seus olhos" (comparação inevitável), não tem um roteiro tão redondo e fascinante. Apesar de mostrar personagens críveis e humanos, ele não atinge a identificação da plateia, que reage sem maiores sobressaltos aos dramas da história. Violento e realista em suas cenas mais fortes (assassinatos e acidentes de carro são filmados com raro vigor), ele, no entanto, não consegue equilibrá-las com uma trama suficientemente interessante. Em certos momentos, dá a impressão, inclusive, de ser mais longo do que realmente é, o que sempre é sinal de uma certa falta de ritmo.

"Abutres" não é ruim, em absoluto. Mas não cativa a audiência tanto quanto poderia. A Argentina não deverá ser bicampeã este ano.

Mais cinema em www.cinematotal.com.br e www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates