3

FLINCH

Posted by Clenio on 13:17 in ,
É impressionante perceber como a maioria das pessoas tem medo de ser feliz. Gritam aos quatro ventos que procuram sair da mesmice de suas vidas tediosas e medíocres, mas quando dão de cara com a possibilidade de uma felicidade real simplesmente dão as costas a ela, alegando motivos que não passam de ridículos sofismas. O medo de ser feliz, infelizmente, é mais forte do que a vontade concreta de o sê-lo.

Ser feliz não é pra qualquer um. Fato! Abdicar de todas as fases de vitimização requer uma coragem que nem todos possuem. Bancar o desiludido eterno, o rejeitado, o infeliz é muito mais fácil, mais cômodo e até pode inspirar obras devastadoras, quando se tem o dom das letras ou da música. Mas viver lambendo suas feridas e utilizando-as como desculpa para se esconder do mundo não é apenas covarde: é criminoso!

Tem pessoas que são tão acostumadas a ser infelizes que basta vislumbrar uma saída de seu calabouço escuro e úmido de tristezas infindas que entram no mais absoluto pânico. São pessoas que não ousam, que não saem de sua zona de conforto por puro e simples medo. O amor pode acabar e elas vão sofrer. O emprego pode não durar e elas vão sofrer. A viagem pode dar errado e elas vão sofrer. O corte de cabelo pode ficar feio e elas vão sofrer. O carro novo pode gastar muito combustível e elas vão sofrer... Será que elas não percebem que essa vida morna, monótona, sem riscos é muito mais assustadora do que qualquer salto sem rede de segurança??

As pessoas reclamam que ninguém as ama, quando basta olhar para o lado e perceber que existe gente desesperada por um beijo seu. Tem gente que se queixa que sua vida não tem nada de emocionante e se recusa a fazer sequer uma viagem sem destino fixo. Há uma parcela da população - bastante extensa, sinto dizer - que olha o perigo nos olhos mas quando precisa realmente lhe apertar a mão, hesita covardemente e volta com o rabinho entre as pernas pro seu cantinho acolhedor e tedioso. São essas pessoas que vão morrer de velhice, que vão acabar seus dias amargando uma covardia desprezível e quiçá uma solidão acompanhada. São essas pessoas que, do alto dos seus 80 anos, irão olhar pra trás e arrepender-se de não ter tido a coragem necessária para jogar para o alto seus empregos chatos, para correr atrás do verdadeiro amor, para lutar por seus sonhos mais loucos. São essas pessoas que dão peso ao mundo, que fazem dele um lugar melancólico e cinzento. É dessas pessoas que quero distância.

Felicidade não é algo fácil. É um animalzinho de estimação de difícil manutenção. Como cantava Vinícius de Moraes, é uma pluma que tem a vida breve e precisa que haja vento sem parar. Mas o fato de ser assim tão frágil e tão delicada é que faz dela o santo graal da humanidade. Todos querem encontrá-la. Apenas os saudáveis tem coragem de abraçá-la sem hesitação.

|

3 Comments


Palavras duras, cruéis e verdadeiras.

Tocou na ferida de muita gente.


Percebi um claro otimismo neste texto. Fico feliz. Saibas que, de longe, observo sua vida e contente agora com o modelo "2011".


Prezado anônimo;

Obrigado pelas palavras. Mas se quiser se apresentar, fique à vontade.

Abração.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates