1

MACHETE

Posted by Clenio on 20:03 in
Em 2007, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez lançaram o projeto "Grindhouse", que buscava resgatar os programas duplos de cinema de baixo orçamento e gosto duvidoso. O grande público não entendeu a piada e, com o fracasso comercial do empreendimento seus filmes - "À prova de morte" e "Planeta Terror", respectivamente - foram lançados separadamente pelo resto do mundo. Apesar dos pesares, no entanto, o que mais chamou a atenção de todos foram os trailers falsos que acompanhavam a projeção. Um deles, o de um filme trash de ação estrelado por um mexicano mal-encarado que busca vingança contra seus traidores, chamado "Machete", agradou tanto à platéia que acabou se tornando um filme de verdade, em uma daquelas chamadas ironias do destino. A melhor notícia disso tudo? "Machete" é um filme tão bom quanto o trailer.

Para se gostar de "Machete", porém, é preciso que se esteja familiarizado com o universo criado por Rodriguez - que consegue criar pequenas pérolas com pouco dinheiro desde sua estreia com "El Mariachi", de 1992. No mundo onde suas personagens transitam a violência é exorbitante, o sangue jorra sem parar, todo mundo é canastrão, mulheres sensuais não hesitam em entregar-se a homens cuja virilidade é medida através de metralhadoras e ninguém é totalmente santo. No mundo criado pela imaginação delirante do roteirista/diretor, Danny Trejo, um dos atores mais feios de Hollywood é o herói e galã, Steven Seagal é um traficante de drogas e Robert DeNiro (sim, ele comprou a brincadeira, também) é um senador demagogo e interesseiro. Redescobrindo Don Johnson e dando a Lindsay Lohan o papel de uma jovem transviada (!!??!!) ele entrega a seu público (ao menos aos iniciados em seu cinema um tanto doentio) um dos filmes mais divertidos dos últimos anos, um policial tão ruim, mas tão ruim, que chega a ser ótimo.

É claro que "Machete" tem uma história, ainda que pífia. O protagonista - vivido por Danny Trejo no papel de sua vida - já começa o filme perdendo a mulher e a filha pelas mãos do traficante Torrez (um Steven Seagal quase irreconhecível de tão fora de forma). A sequência inicial dá uma amostra clara do que virá pela frente - muito sangue, explosões, tiroteio e um escapismo vergonhoso (lógico que NENHUMA bala acerta o protagonista, enquanto seu parceiro é praticamente massacrado). Poucos anos depois, o mexicano Machete (assim chamado por sua habilidade com facões e afins) é contratado por Michael Booth (Jeff Fahey) para assassinar o senador John McLaughlin (DeNiro), candidato à reeleição e que é criador de um rígido programa contra a imigração ilegal. Quando descobre que foi usado em uma conspiração, ele parte em busca de provar sua inocência, contando com a ajuda da policial Sartana Rivera (Jessica Alba, ruim de doer).

A partir daí é pancadaria sem dó nem piedade. Robert Rodriguez e sua turma entram ensandecidos em uma trama deliciosamente exagerada, inverossímil e muito, muito engraçada. "Machete" não é para ser levado a sério. É uma brincadeira entre amigos, que deu certo - rendeu quase o triplo de seu orçamento - e tem tudo para tornar-se um cult absoluto. Não é para qualquer público, mas quem entender o espírito da coisa jamais esquecerá.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com e www.cinematotal.com.br

|

1 Comments


O filme é assombroso de tão trash mas é diversão e se divertir é não levar nada à sério
!!!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates