4

O TURISTA

Posted by Clenio on 21:36 in
A julgar pelos nomes envolvidos, "O turista" tinha tudo para ser um dos mais memoráveis filmes de ação dos últimos anos. Seu diretor, o alemão Florian Henckel von Donnersmarck tem em casa um Oscar de melhor filme estrangeiro pelo elogiado "A vida dos outros". Seus dois co-roteiristas também tem Oscars em casa - Christopher McQuarrie pelo inesquecível "Os suspeitos" e Julian Fellowes pelo cultuado "Assassinato em Gosford Park". Seus protagonistas, Angelina Jolie e Johnny Depp são dois dos mais respeitados atores do momento e Veneza... bem, Veneza é Veneza e tenho dito. Então, por toda essa conjunção de fatores, era esperado que, além de uma bilheteria polpuda, a refilmagem do francês "Anthony Zimmer, a caçada" fosse também um produto bem acima da média do gênero. Quando se assiste o resultado final, entende-se a frustração de todos. Mesmo que não seja o lixo que muita gente vem apregoando, "O turista" fica muito aquém das expectativas. É divertido, mas longe de ser inesquecível.

A premissa do filme é um tanto duvidosa, mas no final das contas, isso pouco importa no final das contas. Tudo começa em Paris, quando a britânica Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie desfilando pelas telas sua beleza deslumbrante e sua classe inegável) recebe uma mensagem por escrito de seu amante, o misterioso Alexander Pearce, lhe dando instruções de como despistar a Scotland Yard (que o está caçando). Seguindo à risca o combinado, ela se aproxima do americano Frank Tupelo (Johnny Depp) no trem que os está levando à Veneza: sua intenção é confundir seus perseguidores, que o querem preso pelo roubo de quase 800 milhões de libras. Sem saber o que está acontecendo, Frank se vê sendo perseguido, ameaçado de morte e, pior ainda, apaixonado pela bela estranha.

A trama de "O turista" parece ser mera desculpa para mostrar belas paisagens italianas e o figurino chique de Jolie. Von Donnersmarck não se decide entre realizar um filme europeu, de ritmo elegante e ângulos inteligentes ou uma aventura tipicamente ianque, com reviravoltas não exatamente surpreendentes e uma preocupação inconsistente em fazer um humor bastante sem graça (e Johnny Depp insiste em ser "exótico", dessa vez fumando um cigarro sem fumaça....) que talvez seja responsável por suas indicações ao Golden Globe na categoria comédia. Essa indecisão custou pontos ao filme: as cenas de ação não empolgam e o desenvolvimento das personagens deixa a desejar. Mas mesmo assim, "O turista" tem algumas qualidades que justificam uma conferida.

A fotografia deslumbrante, a beleza de tirar o fôlego de Angelina Jolie e a qualidade da produção como um todo dão o selo de qualidade necessário para fazer de "O turista" uma diversão inofensiva e agradável. Quem não tiver mais nada pra ver e quiser uma horinha e meia sem preocupações maiores - como roteiro e qualidade dramática - pode encarar com tranquilidade e sair satisfeito. Principalmente se for fã de miss Jolie e Johnny Depp.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com e www.cinematotal.com.br

|

4 Comments


disse tudo: "Quem não tiver mais nada pra ver e quiser uma horinha e meia sem preocupações maiores". Achei o filme só isso.

Uma pena. Achei que poderia ter sido algo mais corajoso.


Eu ia ver hoje, mas devido á uma chuvinha fiquei em casa chorando pela terceira vez da morte de Richard em "As Horas", rs

Eu quero ver como forma de entretenimento, mesmo não gostando tanto assim de Depp como muitos (gosto dele em Edward mãos de tesoura e.... só!), até pq sabemos muito bem que ele não é tão bom assim qdo faz personagens que não são tão extravagantes.

Como nunca fui a Veneza, vou adorar fazer um tour com a Jolie, hehehehe

[]s


Certamente não é um filme dos mais memoráveis, mas achei bem divertido.

Jolie linda como sempre e Depp até que está divertido interpretando um cara comum (o que é um pouco estranho).

As reviravoltas também não me surpreenderam muito, o que achei uma pena.

http://brazilianmovieguy.blogspot.com/2011/01/o-turista.html

Abraço,
Thomás

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates