2

OSCAR 2011 - INDICAÇÕES E PREVISÕES

Posted by Clenio on 22:06 in

E hoje foram anunciadas as indicações ao Oscar 2011. Como sempre tudo veio acompanhado de polêmicas, sendo a principal delas a exclusão do nome de Christopher Nolan, de "A origem", na categoria de direção. Diretor do melhor filme do ano - que conseguiu unir bilheteria milionária com uma trama inteligente e complexa - ele mais uma vez viu seu filme relegado a prêmios técnicos (sua indicação a Melhor Filme quase se anula com sua ausência na lista), assim como aconteceu com seu genial "Batman, o cavaleiro das trevas".

"O discurso do rei" é o filme com maior número de indicações (12), mas, apesar de ainda não tê-lo assistido, tenho a impressão de que é meio chatinho (opinião que pode mudar depois que eu conferí-lo nos cinemas, que é o lugar onde faço questão de assistir aos filmes mais comentados - daí me recusar a assistir a "Cisne negro", que ando enlouquecido pra ver...) "A rede social" ainda continua como favorito devido a sua enxurrada de prêmios da crítica, apesar de ter ficado atrás da refilmagem de "Bravura indômita" em número de indicações. E, conforme esperado, a animação "Toy Story 3" também disputa a estatueta principal, assim como a premiação de sua própria categoria.

MELHOR FILME - Ainda aposto em "A rede social", apesar das generosas indicações a "O discurso do rei" e "Bravura indômita". Premiar o filme de David Fincher seria concordar com a vasta maioria dos críticos de cinema e de quebra mostrar que a Academia está antenada com o mundo à sua volta, deixando de lado os filmes mais tradicionais e quadrados. Uma pena que "A origem" tenha perdido força durante os meses entre seu lançamento e a festa do Oscar. Seria juntar o útil (dar uma guinada na maneira com que o cinema é visto pelos eleitores da Academia) ao agradável (bilheteria farta, críticas positivas e... convenhamos, um filme bom pra caramba...)

MELHOR DIRETOR - A exclusão de Nolan é um crime hediondo e sem justificativa, mas aumenta ainda mais as chances de David Fincher,  um cineasta íntegro e inteligente que merece um prêmio desde "Seven". Deus nos proteja de ter que ver Tom Hooper subindo ao palco por "O discurso do rei".

MELHOR ATOR - Colin Firth é o favorito absoluto e, a julgar do que vi nas cenas de "O discurso do rei" até merece o prêmio. Jesse Eisenberg talvez seja jovem demais e Javier Bardem e Jeff Bridges foram premiados muito recentemente. James Franco também é bastante jovem, mas seu trabalho impressionante em "127 horas" já o alçou a categorias maiores dentro da indústria e isso deve bastar por ora.

MELHOR ATRIZ - Esse é o ano de Natalie Portman, dizem por aí (e sua atuação em "Cisne negro" comprova a teoria). Grávida, linda e talentosa, é pouco provável que não saia vitoriosa no dia 27 de fevereiro, a não ser que resolvam premiar Annette Bening ("Minhas mães e meu pai") por seu histórico de derrotas somado a seu trabalho excelente. Nicole Kidman deve ficar feliz por estar retornando à lista das atrizes levadas a sério. Michelle Williams é a representante do cinema indie por "Blue Valentine" e Jennifer Lawrence é a grande revelação do ano, mas não deve levar nada.

MELHOR ATOR COADJUVANTE - A ausência de Andrew Garfield ("A rede social") surpreendeu muita gente, mas é pouco provável que Christian Bale perca a estatueta por seu trabalho em "O vencedor". A inclusão do sempre convincente Mark Ruffalo ("Minhas mães e meu pai") e John Hawkes ("O inverno da alma") foram as grandes novidades da categoria. Jeremy Renner, de "Atração perigosa", completa a lista.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Provavelmente a categoria menos previsível da noite. Melissa Leo levou o Golden Globe por "O vencedor", mas a crítica já premiou Jacki Weaver por "Reino animal". Helena Bonham-Carter pode se beneficiar do efeito-"O discurso do rei" e Amy Adams é uma nova queridinha da Academia. Digamos que é a categoria onde tudo pode acontecer.

MELHOR ROTEIRO - "A rede social" deve ganhar fácil o prêmio na categoria dos adaptados, mas a estatueta de roteiro original promete ser uma briga entre "O discurso do rei" e "A origem". Se a justiça prevalecer, dessa vez Nolan sai com um Oscar nas mãos... Mas pedir justiça no Oscar talvez seja utópico demais...

Enfim, essas são minhas previsões. Veremos o que nos reserva a noite de 27 de fevereiro.

|

2 Comments


Bom saber dessas novidades todas.
abraços
de luz e paz


Hugo


Oi Clênio!

Suas previsões estão bem parecidas com as minhas.

Mesmo com as 8 indicações, número um pouco menor do que o esperado, A Rede Social continua sendo o grande favorito.

As 10 indicações de Bravura Indômita me surpreenderam. Sou fã dos irmãos Coen, e fiquei muito feliz ao ver que eles foram indicados. Mas acho que o filme pode ganhar uns 2 Oscars, sendo que um deles pode ser o de Atriz Coadjuvante, porque Hailee Steinfeld vem ganhando alguns prêmios importantes das associações de críticos.

A Origem, infelizmente, perdeu qualquer chance de vencer algum dos prêmio principais ao ter seu diretor ignorado na categoria Melhor Direção.

Acho que a acadêmia podia ter ignorado David O. Russel para que Christopher Nolan tivesse sua tão merecida indicação. Algumas semanas atrás, quando vi os indicados do DGA (o prêmio do sindicato dos diretores), os irmãos Coen estavam brigando com David O. Russel por uma vaga. Russel foi lembrado, os Coen esquecidos. No Oscar, tanto Russel quanto os Coen foram lembrados e Nolan esquecido.

Se tem uma coisa que eu gostaria de saber é como isso aconteceu, porque a indicação de Nolan era certa.

Enfim, acho que já expressei toda a minha indignação quanto a isso.

Fiquei feliz ao ver que Darren Aronofsky foi finalmente indicado. David Fincher vai levar o prêmio, algo que já deveria ter acontecido há anos. Se Hooper ou Russel ganharem, eu desligo a TV e vou dormir.

Torço por Natalie Portman em Melhor Atriz (ela vai ganhar com certeza!) e Hailee Steinfeld em Atriz Coadjuvante (quero que o filme dos Coen ganhe pelo menos este Oscar).

Torço por James Franco em Melhor Ator, embora seja certo que o vencedor será Colin Firth, e Christian Bale em Ator Coadjuvante (acho que ele vai ganhar).

Nas categorias de roteiro, bem que eu gostaria que A Origem ganhasse, mas O Discurso do Rei vai levar Original. E Adaptado vai dar A Rede Social. Vai ser muito legal ver Aaron Sorkin finalmente subir no palco para receber um Oscar que merece há anos.

Melhor Filme ainda torço por A Origem (a esperança é a última que morre!), mas A Rede Social é que vai ganhar. Não vou ficar triste se isso acontecer porque como eu havia dito antes: se é para A Origem perder, que seja para um filme tão bom quanto.

Abraço,
Thomás
http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates