3

BIUTIFUL

Posted by Clenio on 01:20 in
Quem gosta de ir ao cinema e sair da sala de exibição depois de duas horas e meia se sentindo como se tivesse levado uma tijolada não deve perder "Biutiful", novo filme do mexicano Alejandro González Iñarritu. Porém, o público que foge como o diabo da cruz de produções mais densas - mesmo que elas sejam infinitamente melhores do que as bobagens comerciais que infestam os multiplexes da vida - deve passar ao largo do pesado drama do diretor de "Amores brutos", "21 gramas" e "Babel". Indicado em duas categorias do Oscar deste ano - melhor filme estrangeiro e melhor ator - "Biutiful" não é apenas triste e melancólico. É, acima de tudo, um filme que esfrega na cara da audiência um mundo sujo, desesperançado e trágico, mas filmado de maneira tão avassaladora que se torna impossível ignorar.

Centrado principalmente na figura de Javier Bardem em mais uma atuação magistral - que lhe deu o prêmio de melhor ator em Cannes e sua terceira indicação ao Oscar - "Biutiful" mostra uma Espanha caótica, opressiva e feia, distante anos-luz dos cartões postais. O protagonista, Uxbal, não tem absolutamente nada de herói: ele vive de explorar negócios ilícitos - pirataria e sub-empregos para imigrantes chineses - e seu dom de conversar com mortos. Diagnosticado com um câncer terminal, ele precisa resolver seus problemas familiares em menos de dois meses, mas para isso terá que lidar com a esposa bipolar (ótima atuação da atriz Maricel Álvarez) e com os dois filhos pequenos, que vivem em um apartamento apertado e claustrofóbico. Enquanto convive com o medo de ser esquecido pelas crianças, ele também é obrigado a consertar alguns de seus erros mais trágicos, encarnados na figura de Ige (Diaryatou Daff), uma africana cujo marido foi deportado devido a um ato involuntário de Uxbal.

"Biutiful" é o primeiro trabalho de Iñarritu sem seu parceiro de longa data, o roteirista Guillermo Arriaga, e, por mais forte que o filme seja, sua ausência faz falta. O padrão e o estilo do cineasta continuam contundentes mas o roteiro de "Biutiful" carece, em certos momentos, de sutileza. Mesmo que todas as histórias paralelas narradas no longa sejam muito interessantes, elas soam um tanto deslocadas da trama central. A trajetória de Uxbal em direção a seu destino - que ecoa belissimamente a primeira cena - seria o suficiente para emocionar a plateia, e o faz magnificamente, mas em vários momentos desvia a atenção do público do essencial, além de estender desnecessariamente a duração do filme. Felizmente muitas outras qualidades brilham no resultado final, o que minimiza muito seus pecadilhos.

A fotografia do sempre competente Rodrigo Prieto não busca nunca o belo, em uma suprema ironia em relação ao título: os ângulos de Iñarritu são estranhos, desagradáveis, sufocantes, até mesmo feios. A trilha sonora de Gustavo Santaolalla - vencedor do Oscar por "Babel" - comenta a ação sem a intenção de tornar-se exaustivamente imponente, e a edição de Stephen Mirrione - também dono de um Oscar, por "Traffic" - é discreta e eficiente, ligando a primeira e a última cena de maneira tocante e jamais piegas. No entanto, nenhuma qualidade é maior, em "Biutiful", do que o trabalho extraordinário de Javier Bardem.

Não é à toa que Bardem é, hoje em dia, um dos atores estrangeiros mais populares de Hollywood, tendo inclusive a possibilidade de ser o vilão do próximo 007: sem sua atuação gigantesca, era bem provável que "Biutiful" não tivesse a mesma força. Uxbal não é uma personagem carismática, mas o olhar expressivo de Bardem, sua voz sempre no tom exato e a maneira com que domina cada milímetro da tela conquistam o público e elevam o filme a um patamar muito acima do convencional. É o fascinante trabalho de Bardem que faz com que o tom pessimista da história não assuste o público e, pelo contrário, o conquiste acima de qualquer dúvida. "Biutiful" não é um filme para qualquer um, mas é impossível não se deixar atingir por sua força dramática.

Mais cinema em www.cinematotal.com.br e www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

|

3 Comments


Como adoro um bom drama. Não posso deixar de conferir este!!


Seu texto me deixou mais curioso, fato que não posso mais adiar e ver logo esta fita do Iñarritu.

Já fazia tempo. BABEL, 21 GRAMAS e AMORES BRUTOS (principalmente este) são obras inquietantes e importantes do cinema. Acho que a essência de seus filmes estão quando é feito mesmo no méxico.

Bardem está em todas! Li uma matéria que ele será o próximo vilão no novo filme do 007.

Abs.
Rodrigo


Não consegui ver Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Fui pra sala de cinema completamente ignorante no assunto Alejandro Gonzáles Iñarritu.

Mas achei Biutiful um ótimo drama, e fiquei ainda mais curioso para ver os outros filmes do diretor.

Javier Bardem está perfeito. Sem dúvida é um dos melhores trabalhos dele.

Abraço,
Thomás
http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates