2

O DISCURSO DO REI

Posted by Clenio on 22:30 in
Alguns trailers enganam muito e conseguem despertar interesse em um filme ruim. Às vezes, no entanto, um trailer consegue passar exatamente a essência de uma obra. Um exemplo dessa afirmação? "O discurso do rei", grande favorito ao Oscar deste ano. O trailer dá a noção precisa do que é o filme estrelado por Colin Firth: um produto sem criatividade, visualmente feio, repleto de clichês e muito chato. Só mesmo o fato de tratar-se de uma história verdadeira sobre a família real inglesa e com um protagonista com problemas de saúde - elementos sempre caros à Academia - para justificar a chuva de indicações (doze!!!!) e o favoritismo contra filmes muito mais originais e empolgantes, como "A origem" e "Cisne negro".

"O discurso do rei" é um típico filme feito para ganhar Oscar. Tudo nele é absolutamente de acordo com as regras não escritas mas sempre seguidas à risca pelos eleitores da estatueta mais cobiçada do cinema. Estão presentes a história de superação, a reconstituição de época bem cuidada, a trilha sonora grandiloquente, atores respeitados em papéis alegadamente bem escritos e o que é mais importante - e mais desanimador para os fãs de cinema de verdade - uma absoluta falta de ousadia. Tom Hooper, seu diretor, concorre ao Oscar mais pela vontade da Academia de premiar o filme do que por real talento: sua direção é burocrática, quadrada e destituída de ritmo. Talvez o pior defeito de seu trabalho não seja o visual insosso nem a quantidade quase insuportável de clichês de seu roteiro, mas sim a chatice de seus personagens. Por melhores atores que Colin Firth e Geoffrey Rush sejam - e eles o são, sem sombra de dúvida - eles não conseguem salvar o filme de ser um maçante produto pré-fabricado e previsível.

Para quem não sabe, "O discurso do rei" conta a história do Rei George VI (Colin Firth), que assume o trono da Inglaterra no final da década de 30, justamente quando o país está em vias de entrar na II Guerra. Além dos problemas políticos - tratados com quase indiferença pelo roteiro - ele precisa lidar principalmente com sua gagueira crônica, que lhe tira toda e qualquer auto-confiança. Para isso, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham-Carter) contrata os serviços de Lionel Logue (Geoffrey Rush), que, através de métodos pouco ortodoxos, irá conduzir o monarca em direção a uma saudável relação consigo mesmo. Obviamente, os dois homens tornam-se grandes amigos. Mais clichê que isso é impossível, e pensar que o roteiro de David Seidler pode tirar a estatueta de "A Origem" é de preocupar qualquer zen-budista.

É inegável que o trabalho de Colin Firth é excepcional - e seus silêncios demonstram mais isso do que as tentativas de sua personagem em falar sem gaguejar. Geoffrey Rush também dá seu costumeiro show particular - ainda que não apresente nenhuma novidade em relação a suas atuações anteriores. Mas o fato mais inexplicável de todos é a indicação de Helena Bonham-Carter ao Oscar de atriz coadjuvante: apesar de ter um talento inquestionável, a sra. Tim Burton não faz nada em cena que justifique sua lembrança pelos membros da Academia.

Enfim, premiar "O discurso do rei" com sua láurea máxima será um retrocesso fenomenal da Academia e a afastará ainda mais a plateia sedenta por filmes mais fortes e marcantes. É um filme que tem tudo para agradar a gerações mais conservadoras mas que não é destinado a fazer história como alguns de seus concorrentes na briga pelo Oscar. "Cisne negro" e "A origem" tem poucas chances, mas "A rede social" ainda pode salvar a noite...

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com
                         www.cinematotal.com.br
                         www.confrariadecinema.com.br

|

2 Comments


Além de tendencioso é redondinho demais pro meu gosto. Ainda assim é um filme "delicinha"

^^


O filme é quadradão e sem muita audácia. Mas não é tão ruim. Tem momentos enfadonhos, mas a presença do trio de veteranos, principalmente Firth ajuda!

Bo bo bo bom filme! Acho que é o que diria o Gaguinho do looney Tunes.

Rs!
Abs.
RODRIGO

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates