1

O VENCEDOR

Posted by Clenio on 22:41 in
Filmes sobre boxeadores já tem tradição dentro de Hollywood e alguns deles levam a assinatura de nomes de peso como Martin Scorsese ("Touro indomável"), Clint Eastwood ("Menina de ouro") e até mesmo Darren Aronofski ("O lutador"), por isso não é nenhuma surpresa que "O vencedor", novo exemplar do gênero esteja concorrendo a exagerados 7 Oscar, incluindo as cobiçadas estatuetas de melhor filme e direção. Comandando uma história que muitas vezes escorrega nos clichês, David O. Russell - cujo melhor crédito até hoje é a comédia de guerra "Três reis" - arranca interpretações preciosas de seu elenco, mas sua presença na lista de candidatos ao Oscar, em detrimento de Christopher Nolan chega a ser criminosa.

"O vencedor" é uma história real, e conta muito a seu favor o fato de ser quase inacreditável em suas reviravoltas dramáticas. Também ajuda ter um protagonista como Micky Ward, um rapaz bem-intencionado, honesto e capaz de cativar a audiência sem fazer muito esforço, em uma atuação correta de um Mark Wahlberg que abriu mão do próprio cachê e assina o filme como produtor. Ward asfalta as ruas de seu bairro enquanto busca uma nova chance de provar seu talento como boxeador, sendo incentivado principalmente por seu irmão mais velho, Dicky (Christian Bale), que teve seu momento como lutador e vive de uma noite de glória em seu passado, antes que se viciasse em crack e fosse para a prisão. Ao contrário, porém, de um Jake LaMotta - que lutava mais contra seu vício em autodestruição do que propriamente seus opositores no ringue - Micky precisa romper com a pressão da própria família - representada pela histérica mãe, Alice (Melissa Leo) e sete irmãs peruas - para atingir seu objetivo. Para isso, ele se une à garçonete Charlene (Amy Adams).

O problema maior em "O vencedor" é que ele não apresenta nenhuma novidade em relação a todos os outros filmes sobre o esporte. Russell não demonstra muita criatividade, alternando o tom semi-documental das lutas com a discrição da câmera nas sequências de barracos familiares - e eles são muitos. Se as cenas que retratam a busca de Ward por seu título de campeão mundial não chegam a empolgar - ainda que sejam relativamente bem editadas - o filme cresce visivelmente quando o diretor deixa as rédeas nas mãos de seu competente elenco. Wahlberg não decepciona, apresentando um trabalho honesto e contido. Amy Adams mostra porque é uma aposta certeira para um futuro de brilho intenso em Hollywood, mantendo sua emoção em fogo brando até o momento em que é imprescindível mostrar seu talento enorme. Mas são Melissa Leo e Christian Bale quem tornam o filme memorável.

Na pele da estridente, neurótica e patética Alice, a veterana Melissa Leo atinge o ápice de uma carreira discreta que já havia lhe dado uma indicação ao Oscar de melhor atriz por "Rio congelado", há dois anos. Mesmo em uma categoria bastante disputada este ano, seu trabalho é consistente o bastante para lhe dar chances enormes de levar a estatueta de atriz coadjuvante (mesmo que ela esteja pagando do próprio bolso uma campanha para que isso aconteça, sua atuação brilhante merece a vitória). E Christian Bale... o ator inglês que encantou o mundo logo em sua estreia, no belo "Império do sol", de Steven Spielberg, cresceu e apareceu. Não é apenas o Batman de Christopher Nolan, ainda que o papel tenha lhe dado uma projeção muito bem-vinda. Como Dicky Eklund, Bale desaparece em cena. Magro, sem dentes, irrequieto e quase desprezível, ele deixa de ser um ator para tornar-se outra pessoa - que inclusive subiu ao palco com ele para receber o prêmio do Sindicato de Atores, no último dia 30 de janeiro. Bale é talvez uma das maiores certezas da festa do Oscar, e sua derrota seria privar "O vencedor" de ter sua maior qualidade definitivamente consagrada.

"O vencedor" consegue emocionar em alguns momentos, e, apesar de ser uma história abertamente previsível é capaz de empolgar em seus minutos finais. Porém, perto de obras-primas como "Cisne negro" e "A origem" empalidece por sua absoluta falta de originalidade. É um bom filme, ainda que supervalorizado.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com e www.cinematotal.com.br

|

1 Comments


Gostei do filme, mas é mesmo o elenco que merece aplausos. Principalmente Christian Bale, que está simplesmente espetacular.

http://brazilianmovieguy.blogspot.com/2011/02/o-vencedor.html

Abraço,
Thomás

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates