2

PARA SEMPRE TEU, CAIO F.

Posted by Clenio on 12:39 in
Caio Fernando Abreu nasceu em Santiago do Boqueirão (RS) em 1948 e morreu em Porto Alegre em 25 de fevereiro de1996, vítima de complicações decorrentes do vírus da AIDS. Nesse meio-tempo, foi escritor, dramaturgo, jornalista, ator, astrólogo, cidadão do mundo e amigo. E é principalmente essa sua última característica o foco de "Para sempre teu, Caio F.", uma espécie de biografia epistolar do escritor, lançada pela Editora Record. Através de cartas trocadas com Caio durante sua longa amizade, a autora Paula Dip traça o perfil - se não exatamente fiel e acurado, objetivo que o carinho e a saudade atrapalham - do autor de obras essenciais da literatura brasileira do século XX, como os livros de contos "Morangos mofados" e "Ovelhas negras".

Dip é extremamente feliz em exibir um panorama completo sobre todas as nuances de Caio, um homem absolutamente entregue a todas as suas paixões - a saber, amigos, astrologia, música, teatro, viagens e principalmente literatura. Obcecado pela arte da escrita desde a infância, o autor é descrito no livro como um discípulo fiel e atento de nomes como Clarice Lispector, Hilda Hilst, Virginia Woolf e Fernando Pessoa, todos eles influências gritantes em seu trabalho, sempre repleto de dor, sexo, cigarros, uma certa decadence avec elegance e um humor todo particular, desenvolvido meticulosamente em textos vívidos e por vezes cruéis. O livro de Paula Dip ajuda - um pouco, já que não se propõe a isso - a desvendar os meandros da mente de Caio através de sua obra e de depoimentos de amigos fiéis e apaixonados. Além, é claro, de contar com as palavras do próprio homenageado, publicando cartas que demonstram, acima de qualquer dúvida, seu talento inato para as letras. A correspondência de Caio é terna, engraçada, informativa e mais digna de publicação do que centenas de obras ditas sérias que abarrotam as prateleiras das livrarias. Ele poderia facilmente chamar para si a máxima de Oscar Wilde, que declarou que até mesmo seu mais simples bilhete tinha potencial literário...

Dividido em capítulos específicos - sobre a vida pessoal, sobre as experiências nos palcos, sobre as viagens, sobre a fase esotérica - "Para sempre teu" é uma leitura fácil e apaixonante, ainda que resvale em alguns erros grotescos - em determinado momento, a autora declara que os seguidores do famigerado Charles Manson eram adoradores do demônio, o que não é verdade, e cita o livro que inspirou Caio a abreviar seu sobrenome de maneira errada: não existe o adjetivo "abandonada" no título de "Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída". No entanto, esses pequenos lapsos não atrapalham o prazer que é ler e entender um pouco mais da vida e obra de Caio, um gênio maldito que, agora, 15 anos depois de sua morte, é mais popular do que nunca. Vigorosa, sexy e melancólica - e ao mesmo tempo vibrante, sarcástica e pop na melhor concepção do termo - a obra de Caio é indispensável. E nada como o livro de Paula Dip para acompanhar sua leitura.

|

2 Comments


Não tinha conhecimento deste livro. Fiquei com muuuuuita vontade de ler. Comecei a conhecer Caio f. de uns tempos pra cá, e bem, impossível não falar que estou encantado com a escrita dele.

ótima dica :)


Amo biografias. Estou lendo Vida de Keith Richards e o próximo será uma sobre Chaplin. Essa entrou na lista.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates