1

SOBRE MOACYR SCLIAR

Posted by Clenio on 16:30 in ,
Com a morte do escritor Moacyr Scliar, aos 73 anos de idade, o Brasil perdeu um de seus maiores escritores vivos. Ainda que longe da popularidade que sua prosa simples - mas jamais simplória - merecia, o autor de obras fundamentais para a literatura nacional, como "O exército de um homem só", "Mês de cães danados" e mais recentemente "A mulher que escreveu a Bíblia" deixou uma marca indelével junto aos fãs de textos inteligentes e sem falsos eruditismos. Cronista do dia-a-dia, Scliar deixará õrfãos as centenas de leitores de sua coluna no jornal "Zero Hora", onde discutia cinema, literatura e medicina com propriedade e nunca pedantismo ou arrogância. Não lembro, pessoalmente, de ter lido uma linha sequer escrita por ele que fosse desagradável ou deselegante. Era um homem preocupado apenas com coisas realmente pertinentes. E isso é uma qualidade rara nesse mundo tão receptivo a bobagens efêmeras.

Conheci pessoalmente Moacyr Scliar no final da década de 90, quando trabalhava em uma locadora de vídeo. Cliente frequente - e um tanto exigente - ele gostava de filmes europeus, inteligentes, que fugissem da mesmice da indústria hollywoodiana e não raro nos pegávamos em longas conversas sobre bom cinema. Foi ele, lembro-me bem, que me recomendou o sensacional "Spider", de David Cronenberg, segundo ele uma das melhores representações da esquizofrenia realizada no cinema. Em pouco tempo, ele confiava cegamente nas minhas recomendações e chegou a me apelidar de "meu guru"... Não é de ter orgulho ser chamado de guru por um imortal????

A morte de Scliar é um fato triste, que acinzenta um domingo quente. Mas todo mundo que leu "O centauro no jardim" e admirou sua trama fantástica que metaforizava a tolerância perante as diferenças sabe que sua obra - diferentemente de seu corpo físico - será verdadeiramente imortal.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates