0

CARTA PARA ALGUÉM BEM PERTO/O EFEITO URANO

Posted by Clenio on 18:16 in
E eis que a Rocco, em uma iniciativa que empolga a todos os fãs da nova literatura brasileira, relançou dois títulos da carioca Fernanda Young. "Carta para alguém bem perto", publicado originalmente em 1998 e "O efeito Urano", de 2003, saem em uma coleção de visual clean, com cara de livros de filosofia e conteúdo do mais inteligente e estiloso (no bom sentido) possível. Escritos com a prosa moderna e inconfundível de Young - cujos créditos incluem os roteiros dos sensacionais programas de humor "Os Normais", "Os Aspones" e "Separação" - os dois livros lançam uma visão irônica dos relacionamentos interpessoais, com protagonistas femininas que, por bem ou por mal, refletem bastante a personalidade de sua autora. Qualidade ou defeito, as personagens principais de ambas as obras tem em comum um senso de humor cáustico, uma perspectiva pessimista/realista da vida e da sociedade e principalmente uma certa misantropia que, a não ser que ela engane muito bem - haja visto suas entrevistas e o programa "Irritando Fernanda Young" - são também os pontos de vista da própria Fernanda.

"Carta para alguém bem perto" é protagonizado por Ariana Lisboão, uma dondoca que não se conforma com sua vida fútil, mas que ao mesmo tempo, é incapaz de fugir do luxo que a cerca. Inconformada com sua esquizofrenia social, ela começa a escrever uma carta para um amante imaginário, na qual descreve suas dúvidas, seus pensamentos desordenados e seus anseios mais escondidos. Escrito de forma não-linear, o livro também narra a viagem de Ariana à Europa em companhia do amigo Bruno, um concertista internacional diagnosticado com o vírus da AIDS. Engraçadíssimo em vários momentos e recheado de insights geniais sobre a vida e a cultura em geral, é um livro para ser devorado em poucas horas, tão fluente e direta é sua prosa.

Já "O efeito Urano" prescinde de um pouco mais de dedicação e paciência. Conta a história de amor entre Helena e Cristiana, uma mulher bem-casada com um psicanalista compreensivo e atencioso. Narrado por Cristiana depois do fim do romance, é um livro que começa lento, difícil e triste como o término de uma relação amorosa, mas que vai tornando-se a cada página mais e mais interessante, ao descrever os mecanismos que dão início a uma avassaladora paixão e as causas - sempre dramáticas - de seu final. Poético e dolorido, é um livro pequeno (174 páginas) mas que tem uma grande qualidade literária.

Enfim, gostar ou não da escrita de Fernanda Young é uma questão de escolha. Uma voz única na literatura feminina - mas não exatamente feminista - brasileira, ela tem a inteligência e o frescor indispensáveis a uma boa escritora. É mergulhar sem medo em seu universo particular!

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates