2

VIPS

Posted by Clenio on 23:38 in
Salve Wagner Moura! Só mesmo um ator do porte e do talento imenso dele para fazer com que um filme como "VIPs" torne-se menos do que banal. Produzido pela 02 Filmes (ou seja, Fernando Meirelles) e dirigido por Toniko Melo - que tem no currículo alguns episódios da sensacional série de TV "Som e Fúria" - o filme, baseado em fatos reais, nunca se decide entre ser um drama psicológico a respeito de um homem dividido entre a vida real e todas as que imagina ou uma comédia ao estilo "Prenda-me se for capaz" sem o charme de Tom Hanks e Leonardo DiCaprio.

Ao renegar sua origem formal - a história real de Marcelo Nascimento da Rocha serviu apenas como inspiração e não como fonte fidedigna, conforme anunciaram os roteiristas Thiago Dottori e Bráulio Mantovani - o filme de Toniko correu o risco de ter sua estreia abortada pelo retratado, mas chegou às telas um tanto ofuscado pelo sucesso de público de "Bruna Surfistinha". Sem nem metade do poder midiático da história da ex-garota de programa vivida por Deborah Secco, "VIPs" corre o risco de passar batido, mesmo contando com Moura no papel principal. Na verdade, não será nem tanta injustiça assim. "VIPs" é um filme chatinho que não empolga tanto quanto poderia, haja visto que sua história beira o inacreditável.

Para quem não sabe, "VIPs" conta a história de Marcelo, um jovem com enorme talento para fraudes que, no caminho para realizar o sonho de tornar-se piloto de avião, embarca em uma série de mentiras e fraudes que o levam a trabalhar para um traficante de drogas e, posteriormente, durante um Carnaval em Recife, assumir a identidade de um dos donos da Gol - a ponto de dar uma entrevista para o programa de Amaury Jr.. O problema é que, narrado de forma episódica, o roteiro tem dificuldades em tornar crível a personalidade do protagonista. Só mesmo Wagner Moura pra conseguir tirar leite de pedra e apresentar mais uma performance memorável em sua carreira já brilhante.

No fim das contas, "VIPs" é um filme que não chega a ser ruim - tem muitos talentos individuais reunidos para isso - mas que perde uma excelente oportunidade para divertir uma audiência nacional sem falar de espiritismo ou violência policial. Mais uma vez cabe a frase que resume tudo: vale para conferir mais uma ótima atuação de Wagner Moura.

Mais sobre cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com
                                   www.confrariadecinema.com.br
                                   www.cinematotal.com.br

|

2 Comments


Wagner Moura é realmente um ator de talento, qualidade e segura sozinho um filme, se o roteiro ajudar.

Gostaria que o filme fosse melhor. Esperava elogios, que não estão acontecendo com essa obra.

Só não concordo, pessoalmente, quando diz: "sem o charme de Tom Hanks". Não sou fã do ator. Acho que enquanto ele não fizer um grande vilão, daqueles que o público odeia, ele não será completo como ator. Mas, isso é uma visão pessoal.

abraços.


Seu texto confirma o que penso do filme.
Ainda vou assistir. Wagner agora é um "Very Important Actor".

Abs.
RODRIGO

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates