3

PÂNICO 4

Posted by Clenio on 10:55 in
Há duas maneiras distintas de se assistir à "Pânico 4", capítulo temporão da série de sucesso criada por Wes Craven na segunda metade dos anos 90. A primeira é sentar-se na poltrona do cinema sem esperar o menor resquício de credibilidade e embarcar em um filme de suspense que continua brincando com o gênero, ainda que sem o mesmo frescor de seu original. Assistindo ao filme dessa forma - e só dessa forma, aliada a uma nostalgia adolescente - é possível divertir-se. A obra de Craven - cujo roteiro é do mesmo Kevin Williamson do primeiro filme - é um festival de clichês (mesmo que sejam inseridos na trama propositalmente), de absurdos logísticos e físicos e interpretações canhestras (Emma Roberts, sobrinha de Julia, não faria feio no elenco de "Malhação"). Levando-se em consideração de que é exatamente esse tipo de ingrediente que fez a fama e o êxito dos primeiros filmes, pode-se dizer que este quarto episódio não fica nada a dever. Mas então chegamos à segunda forma de assistir-se a ele.
Como filme, racionalmente falando, "Pânico 4" é quase um lixo. Como dito antes, os atores são tenebrosos (com a possível exceção do elenco original - Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette), o roteiro é implausível e os sustos raros, assim como a tensão. Até mesmo sua crítica à exagerada midiatização via Internet - um assunto bastante interessante - cai no vazio, uma vez que é inserida de forma nada sutil. As piadas são fracas (que tipo de pessoa é capaz de disparar uma frase engraçadinha depois de ter sido esfaqueada na testa?) e nem mesmo a meta-linguagem é capaz de despertar maior interesse (ainda que as primeiras sequências tenham um rasgo de originalidade que dão uma esperança vã ao espectador mais ingênuo).
Mas é imprescindível esclarecer que o público-alvo de "Pânico 4" não vai às salas de cinema procurando roteiros mirabolantes ou atuações profundas. A plateia que for ao cinema esperando ver sangue aos borbotões, piadas infames e Sidney Prescott (Campbell) fugindo pela enémisa vez de um assassino mascarado não vai se decepcionar. "Pânico 4" perdeu o trem da história, mas temos que concordar que, para quem gosta do gênero, é uma delícia saudosista.
 
Mais sobre cinema em http://www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com/
                                   http://www.confrariadocinema.com.br/
                                   http://www.cinematotal.com.br/

|

3 Comments


Quando sair em dvd acho que vou me divertir.....mas, sem levar a sério.

Bela visão e conceito.


Gostei do filme. Melhor que o Pânico 3.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/2011/04/panico-4.html


tenho que ver os três primeiros ainda e aí sim, verei este :D

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates