1

A DELICADEZA

Posted by Clenio on 13:29 in
Em uma época tão corrida, em que qualquer minuto é sagrado, é necessário tirar um tempinho para relaxar. E mesmo os vorazes leitores de clássicos densos e de temáticas fortes precisam de um fôlego, de um oásis de leveza em meio a Dostoievsky, Garcia Marquez, Philip Roth e afins. E é justamente para essas pessoas - sedentas de uma obra rápida mas que nunca abdique da inteligência - que existem livros como "A delicadeza" (Ed. Rocco), escrito pelo francês David Foenkinos, autor do também delicioso "Em caso de felicidade".

Em linguagem ágil e bem-humorada - mas repleta de uma poesia e uma verdade raras - o autor conta a trajetória da bela Nathalie, uma jovem que tenta reconstruir a vida depois da trágica morte do marido, lidando com o assédio do patrão casado e de um colega de trabalho sueco sem maiores atrativos por quem se sente estranhamente atraída. Foenkinos não tenta fazer psicologismos baratos nem tampouco sente necessidade de apelar para construções verbais intrincadas. Sua prosa é direta, contada em capítulos bastante curtos que vão direto ao ponto de maneira lírica e engraçada. Em muitos momentos, a narrativa é interrompida para a inserção de informações extras (algumas hilárias, outras dramáticas e outras aparentemente fora de propósito, mas que casam perfeitamente com o estilo). Ler "A delicadeza" é o equivalente literário de assistir-se a "O fabuloso destino de Amélie Poulain", tamanha a capacidade do autor em criar uma atmosfera de sensibilidade mixada com referências culturais e um romantismo nunca exagerado.

Para se ler em poucas horas, "A delicadeza" é um livro capaz de despertar sorrisos. E isso é um baita elogio!

|

1 Comments


Concordo.........tempos que ter um tempinho para relaxar nos intervalos de nossa loucura do dia a dia.


Estou lendo A Divina Comédia e Vida, biografia de Keith Richards, depois quero algo bem trivial.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates