1

O PODER E A LEI

Posted by Clenio on 22:46 in

Em 1996, o ator Matthew McConaughey tornou-se astro da noite para o dia graças a seu trabalho em "Tempo de matar", até hoje a melhor adaptação para o cinema de um romance do escritor John Grisham. De lá pra cá, tentou ser respeitado como ator sério, foi dirigido por Steven Spielberg, mas acabou caindo nas comédias românticas, ao lado de Kate Hudson e Jennifer Lopez. Agora, quinze anos mais velho, ele tenta novamente ser respeitado, e mais uma vez na pele de um advogado. "O poder e a lei", baseado em um livro do escritor policial Michael Connelly pode até não ser um grande filme que ressuscitará sua carreira, mas é um entretenimento bem decente.

McConaughey (que se mostra bastante envelhecido) vive Mick Haller, um advogado de porta de cadeia que usa seu Lincoln como escritório (como sugere o título original) e vive de defender a escória da sociedade - o que lhe ajuda a sustentar a filha pequena que tem com a ex-mulher, uma promotora de justiça interpretada por Marisa Tomei. Sua grande chance de melhorar a carreira surge quando ele é contratado para defender o jovem playboy Louis Roulet (o sempre fraquinho Ryan Philippe), acusado de agressão contra uma garota de programa. No curso das investigações do caso, logicamente Haller passa a desconfiar que seu cliente não é assim tão inocente, o que o leva a questionar sua ética.

A bem da verdade "O poder e a lei" não acrescenta muita coisa aos filmes de tribunal, um dos gêneros mais queridos e bem-sucedidos de Hollywood. A direção do quase estreante Brad Furman é burocrática, sem maiores lances de brilhantismo e o roteiro também não é exatamente genial, tentando equilibrar a trama policial com os problemas domésticos do protagonista, que McConaughey defende com garra mas sem muito carisma (o que não deixa de ser decepcionante, uma vez que essa é justamente sua maior qualidade). Dividindo suas cenas com um Ryan Philippe canastrão e uma Marisa Tomei eficiente, ele não compromete, mas é eclipsado pelo ótimo William H. Macy, cujas cenas dão uma muito bem-vinda vivacidade ao filme.

"O poder e a lei" é um bom filme para quem gosta do gênero: é correto, interessante e bem realizado. Mas falha em não fugir dos clichês e ter um final totalmente anti-climático. Até agrada, mas está longe de ser grande cinema.

|

1 Comments


Quantos atores aparecem como astros absolutos e desaparecem......

Matthew McConaughey realmente não mereceu ser levado a sério nos últimos tempos.

Adoro filmes de tribunais e esse gênero. Um dos que mais gostei foi "O Júri".

Esse poderei assistir quando sair em dvd. Como você não ficou tão empolgado acho que não ficarei tão ansioso assim por assisti-lo.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates