1

UM DIA

Posted by Clenio on 14:02 in
Todo mundo que já foi adolescente, que sonhou em ter uma vida repleta de realizações pessoais e profissionais, que já amou de verdade e viu que as coisas nunca são exatamente como se espera vai se identificar com "Um dia", escrito pelo inglês David Nicchols e lançado no Brasil pela editora Intrínseca às vésperas da estreia de sua adaptação para o cinema, que deve acontecer em agosto nos EUA. Escrito de forma leve, ágil e inteligente, o livro de Nicchols é ao mesmo tempo bem-humorado e melancólico, doce e ácido, encantador e triste. Em outras palavras, é praticamente impossível não se apaixonar por ele - e por suas personagens centrais, escritas com uma sensibilidade rara no mercado editorial que busca o sucesso fácil através de vampiros emos e obras sofríveis de autoajuda.

"Um dia" começa em 15 de julho de 1988, quando os então adolescentes Emma Morley e Dexter Mayhew passam a noite juntos. Ela é estudiosa, compenetrada, politicamente correta e tem sonhos de mudar o mundo. Ele é popular, belo, esperto e quase egocêntrico. Aparentemente o oposto um do outro, eles resolvem manter-se amigos e, durante os vinte anos seguintes, o livro acompanhará suas vidas, sempre localizando-os no dia em que se conheceram. Assim, o leitor seguirá a luta de Emma em seu desejo de escrever um livro de relevância social enquanto procura um grande amor. E também testemunhará a trajetória de Dexter em sua escalada como astro da TV e sua decadência física e emocional. A cada ano eles estão não apenas mais velhos, mas mais cientes da efemeridade da juventude e mais dispostos a tentar ser felizes. E essa felicidade pode ou não estar na sua relação tão delicada.

É impressionante como David Nicchols consegue ser tão preciso em seu retrato de uma juventude perdida em seus anseios ao mesmo tempo em que conta uma história de amor comovente e extremamente real. A força de seus protagonistas é quase palpável, e o texto fluente e tragicômico do autor leva o leitor a uma identificação inevitavel com o livro, um dos mais apaixonantes dos últimos anos. Carinhoso, terno, duro em sua realidade e poético em seu romantismo, "Um dia" é, sem dúvida, para se guardar no coração. Oremos para que o filme seja tão bom quanto!

|

1 Comments


O livro parece realmente bom.

Me lembrei, pelo estilo de história descrita (amizades mantidas ao longo dos anos ao invés de se viver logo o amor), do filme argentino: "O Mesmo Amor, A Mesma Chuva".

Assista se puder.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates