4

SORRY, MYRIAN RIOS... WE WERE BORN THIS WAY

Posted by Clenio on 20:04 in
São tantos absurdos, tanta ignorância, tanto preconceito e tanta falta de informação reunidos no mesmo discurso que fica difícil escolher por onde começar, mas o fato é que a retórica absolutamente inaceitável da ex-atriz e deputada estadual Myrian Rios (PDT-RJ) contra a PEC 23 - que acrescenta a orientação sexual às formas de discriminação puníveis no estado do Rio de Janeiro - não pode passar em brancas nuvens ou se perder em meio a piadas ou agressões rasas a seu passado. Não me cabe julgar as capas de revistas masculinas que ela estampou, tampouco a natureza de seus sentimentos por seus ex-maridos ou por quem quer que tenha passado por sua cama. Não posso exigir respeito sem oferecer o meu. Cada um cuida do que é seu, da sua vida, do seu passado e ponto final. Mas ficar calado diante de tanto desrespeito me parece no mínimo falta de caráter, o que, ao contrário do que parece julgar a nobre parlamentar, não é algo que se define a partir do sexo da pessoa com quem se transa.

Em primeiro lugar é preciso que eu deixe bem claro que eu não sou favorável a nenhum tipo de paternalismo. Não sou a favor de cotas, nem de regalias relacionadas ao que se convencionou chamar de minorias. Não quero ser discriminado na busca por um emprego devido ao que faço na minha vida particular, nem tampouco exijo tratamento diferenciado por isso. O que vale é a minha competência ou não, e tenho certeza que muitos acham o mesmo. Os gays não querem ser tratados de maneira diferente, muito pelo contrário, querem ser tratados como pessoas normais - o que eles são, apesar do preconceito ululante de pessoas do tipo de Myrian Rios e Jair Bolsonaro. Os gays pagam impostos, trabalham, respeitam as leis como todo mundo. E querem que essas leis sejam as mesmas para todos, indepente de quem desperta o seu desejo. Queremos respeito, queremos justiça. Racismo é crime (e isso é indiscutivelmente justo). Homofobia também deve ser, assim como heterofobia, se um dia um heterossexual for agredido covardemente por homossexuais, verbal ou fisicamente (existe algum caso assim na história? Isso não reitera a velha teoria de que homofóbicos querem destruir o que não tem coragem de ser???)

Sou contra qualquer tipo de vulgaridade, seja hetero ou homo, assim como sou contra exageros e estereótipos que, infelizmente muitos gays ainda fomentam com seu comportamento. Mas também sou contra heteros que gritam no meio da rua exaltando sua masculinidade de forma patética. No entanto, eu respeito, porque a tolerância é algo imprescindível em uma sociedade que se pretende sadia. Se todo mundo resolvesse agredir as pessoas cujo comportamento lhe são desagradáveis o mundo voltaria aos paus e às pedras... E culpar a mídia pela distorção dos valores familiares é uma conversa tão velha que cheira a mofo. Então havia a Globo no Império Romano? Michelangelo assistia a "Insensato coração" - cuja forma de abordar o assunto da violência homofóbica merece elogios - enquanto pintava a Capela Sistina? Oscar Wilde dava uma pausa em seu "O retrato de Dorian Gray" para assistir a "Glee"? Não, queridos, os gays sempre existiram, não é preciso culpar o entretenimento. Ao contrário do que se diz, a TV reflete a sociedade, e não vice-versa.

Chega-se, então, à questão da relação feita pela nobre deputada entre homossexualidade e pedofilia. É inaceitável que palavras tão disparatadas e ignóbeis sejam levadas a sério por qualquer um, por mais cegos a uma fé recheada de culpa que sejam os admiradores dessa nova fase "palmatória do mundo" da ex-senhora Roberto Carlos. Mostrando-se tão obtusa e mal-informada quanto qualquer um que utiliza a Bíblia como desculpa para suas atrocidades - interpretando-a da forma mais conveniente - ela declarou em alto e bom som (sem dar espaço a quaisquer dúvidas sobre confusão) que não contrataria gays ou lésbicas como empregados por medo que eles abusem de seus filhos, ignorando completamente as estatísticas que mostram que tais agressões normalmente vem de familiares ou amigos aparentemente "normais". E nem vou acrescentar às estatísticas os escândalos que conectam de forma inegável o abuso sexual infantil com padres da igreja católica. Não quero dizer que todos os padres são pedófilos ou gays, longe de mim generalizar e cmpactuar com o sectarismo da admirável deputada. Mas é bom que se olhe com mais cuidado à volta antes de falar besteira. A emenda constitucional que causou todo esse celeuma não quer proteger ninguém que não deva ser protegido ou respeitado - quem trabalha mal ou comete crimes tem que lidar com as consequências, independente de raça, religião ou orientação sexual. A emenda quer, e isso sim merece ser aplaudido, evitar que gente preconceituosa e intolerante seja capaz de tolhir os direitos inerentes a qualquer cidadão honesto. E para sua informação, dona Myrian Rios, provavelmente aqueles gays que você tem medo de empregar nem queiram trabalhar sob um teto tão hipócrita.

Para finalizar, apenas digo que homossexualidade não é opção. Mas, entre ser um gay bem-resolvido, digno - e com muito mais caráter do que muito heterossexual que posa de marido exemplar enquanto dá suas escapulidas com michês - ou uma religiosa tão ignorante e cheia de falsa moral, mil vezes ser "anormal". E entre citar Jesus Cristo de maneira distorcida ou cantar Lady Gaga em "antros de perdição"... sinto muito, baby.... I WAS BORN THIS WAY!

|

4 Comments


Excelente texto Clenio e concordo absolutamente contigo: os gays não devem ser tratados como "minoria" e sim, como alguém normal. Afinal, qual a grande mudança a não ser a opção sexual?

Muita hipocrisia uma mulher que se casou diversas vezes e estampou capas de revistas masculinas chegar à um cúmulo desses. Uma pena que ela pense tão pequeno assim...

[]s


Alteridade é algo cada vez mais distante em uma sociedade ignorante movida por políticas e "políticos" que barganham votos através de apoio a segmentos desta mesma sociedade.

Exemplo disso, negociação anti kit contra-homofobia e lei contra-homofobia.

Enfim...assim caminha a intolerância


Clenio, boa noite.

Entaum, eu axei deploravel este fato e esta mulher. Um texto caido, desconexo e sem nenhum fundamento. Como assim, igualar pedofilia a gosto sexual?! Afff, nem confianca!

Enfim, gente com essa cabeca e atitudes, nao devem ser levadas em consideracao.


Bom dia,Clenio
Parabéns pelo seu Texto... Que você possa sempre postar algo assim e cada vez melhor..
Sou hetero,mais eu sou a favor da teologia inclusiva e que realmente e melhor cantar Lady Gaga em "antros de perdição. Mais saiba que Deus ele quer que Vocês Adorem a Ele da forma que Vocês são Ele ama Vocês assim!
Que Deus te abençoe Tremendamente!
Gleiciany Nogueira

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates