2

DOIS FILMES COM CLAIRE DANES

Posted by Clenio on 19:13 in
Já faz tempo que Claire Danes deixou de ser a protagonista da saudosa série "Minha vida de cão" e tornou-se uma atriz respeitada - além de ter ficado mais linda do que nunca. Conhecida pela dupla romântica com Leonardo DiCaprio na versão lisérgica de "Romeu + Julieta" cometida por Baz Luhrmann em 1996, a hoje balzaquiana Danes anda numa fase tranquila da carreira, escolhendo papéis desafiadores ou produções menos espalhafatosas em termos comerciais. Hoje falarei de dois filmes com sua participação, um produzido para a TV a cabo americana e outro inédito no Brasil (mas lançado nos EUA em 2009).

TEMPLE GRANDIN - Danes levou o Golden Globe, o Emmy, o prêmio do Screen Actors Guild e outros menos famosos por sua sensacional atuação nesse telefilme dirigido por Mick Jackson (de "O Guarda-costas") e inspirado em uma história real. A Temple Grandin do filme é uma jovem autista que, com a ajuda da mãe (Julia Ormond) e de um professor (David Strathairn, sempre ótimo), torna-se uma brilhante cientista que ajuda a transformar a criação de gado em uma atividade menos cruel e mais profissional. A direção de Jackson é acadêmica, mas extrai o melhor da interpretação de sua protagonista, que está irreconhecível na pele de uma mulher que, como é de se esperar, não era exatamente compreendida em suas ideias e idiossincrasias. O ritmo é lento e o assunto não é exatamente de interesse geral, mas Danes carrega tudo nas costas, ainda que sua personagem seja irascível em alguns momentos. Mas tem o padrão de qualidade a que estamos acostumados quando o produto tem a assinatura da HBO.

ME AND ORSON WELLES - Richard Linklater (diretor dos sublimes "Antes do amanhecer" e "Antes do pôr-do-sol") é quem assina esse misto de drama e romance sobre os bastidores do teatro, baseado em um romance desconhecido de Robert Kaplow. Aqui, Claire não faz o papel central, e sim, um dos interesses românticos do protagonista, o jovem estudante secundarista Richard Samuels (interpretado por Zac Efron). Fascinado com o mundo do teatro, o adolescente se vê envolvido em uma produção de "Júlio César", de Shakespeare, dirigida por ninguém menos do que Orson Welles (vivido aqui por Christian McKay, indicado ao BAFTA de coadjuvante) antes da fama por "Cidadão Kane". Enquanto ensaia para seu pequeno papel, Samuels tem contato com todas as intrigas de bastidores e com o gênio temperamental e quase ditatorial do diretor - que não hesita em dar papéis a mulheres que deseja, a despeito de ser casado. O filme de Linklater é leve, discreto e bem-humorado, mas falta a ele um foco mais rígido. Afinal de contas, que história ele quer contar? O encontro de Samuels com o teatro, sua relação com Welles, sua paixão pela ambiciosa atriz Sonja Jones (Claire Danes) e as dificuldades da montagem da peça dividem espaço quase igual no roteiro, o que acaba prejudicando o envolvimento da plateia e o aprofundamento das personagens. Ainda assim, é um programa simpático para fãs de teatro, de Orson Welles, de Zac Efron e de Claire Danes.

|

2 Comments


Não conhecia estes filmes, valeu pela dica.

Abraço


Estou doido pra ver Temple Grandin, parece ser ótimo! Não sabia que "Me and Orson Welles" era com Claire e muito menos que tinha a direção de Linklater. Fiquei muuuito curioso!!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates