6

CAPITÃO AMÉRICA

Posted by Clenio on 22:27 in
O cineasta Joe Johnston tem no seu currículo alguns filmes que podem ser tranquilamente encaixados na categoria "entretenimento rápido e eficaz", como o longínquo "Querida, encolhi as crianças" e o divertido "Jumanji", mas também consegue ficar muito aquém das expectativas, como o comprovam "Jurassic Park III" e "O lobisomem". De certa forma a sua visão de um ícone ianque, o Capitão América, pode ser considerado um meio-termo entre seus dois extremos. Não é um show de filme como "X-Men" mas também não chega a ser tão risível quanto "Quarteto fantástico" (sintomaticamente com o mesmo Chris Evans no elenco). É um passatempo honesto, escapista e, que, apesar de parecer mais longo do que realmente é (corriqueiros 124 minutos) consegue ser bem-sucedido o suficiente para não fazer feio diante de pesos-pesados como "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" em termos de bilheteria.

A primeira parte de "Capitão América" é a melhor. Johnston consegue criar um bom clima de tensão ao mostrar o comportamento dos EUA diante da guerra e da ameaça nazista e apresenta seu protagonista Steve Rogers de maneira simpática e convincente (em especial graças à computação gráfica que transformou o fortinho Chris Evans em um esquelético aspirante a soldado). Apaixonado pela ideia de defender seu país contra Hitler e seus asseclas, ele é rejeitado inúmeras vezes devido a seu físico franzino e à fragilidade de sua saúde. Só quem vê nele alguém capaz de colaborar no conflito é Abraham Erskine (Stanley Tucci), um cientista que criou um soro com possibilidade de transformar pessoas comuns em super-soldados. O problema é que o soro também está nas mãos de Johann Schmidt (Hugo Weaving), um oficial nazista que tem ambições ainda maiores que as do III Reich. Transformado em herói, Rogers vira o Capitão América, um ídolo nacional, mas, cansado de ser apenas um fantoche em apresentações artísticas, ele resolve partir pro ataque quando vê seu melhor amigo, Bucky (Sebastian Stan) ser prisioneiro de guerra.

Os fãs mais xiitas do Capitão América tal como é visto nos quadrinhos da Marvel provavelmente não gostaram do filme de Johson, uma vez que ele não tem a aura de seriedade dos filmes dos mutantes de "X-Men", por exemplo. Aqueles que vão às salas de cinema com o objetivo de curtir duas horas de diversão, porém, terão pela frente tudo aquilo que o cinemão-pipoca de Hollywood pode oferecer: cenas grandiosas de ação, humor um tanto duvidoso, romance em doses homeopáticas (entre o protagonista e a militar vivida pela fraquinha Hayley Atwell) e um vilão com pretensões megalomaníacas (apesar da maquiagem de Hugo Weaving fazer a audiência lembrar de "O Máskara", com Jim Carrey a cada momento). Chris Evans faz o que pode com uma personagem bastante unidimensional e a aparição de Samuel L. Jackson na cena final remete imediatamente a "Os Vingadores", que estreia em 2012 (e é a maior aposta da Marvel para o ano que vem). É diversão! E como tal pode ser elogiado. Mas não esperem maiores elocubrações filosóficas ou psicológicas. É pegar a pipoca e um bom lugar na sala de exibição.

|

6 Comments


Assisti o filme na estréia. Apesar de amar e ler quadrinhos, Capitão América, não é dos personagens que gosto.

Sobre o filme em si, discordo em partes. Prefiro mais a segunda parte.

Mas, de uma forma geral é uma boa diversão. Aprovei tranquilamente.


Hum.... Fazer frente aos X-men??? Vi criticas de pessoas muito mais experientes dizendo que foi bem superior a maioria dos outros filmes de herois...
O que você espera de filmes de herois??? Acho seu texto parcial, imaturo mal trabalhado e pouco convincente. E pra que a tal da "maiores elocubrações filosóficas" ? e só um filme do considerado maior super heroi ocidental, que teve uma boa adaptação para o cinema, só isso, nada que o mediano filme dos x-men, no qual você com certeza gosta mais, possa oferecer.


Este comentário foi removido pelo autor.

Prezado Em Movimento

Não sei o que você considera pessoas "mais experientes" sendo que não me conhece, mas este blog é pessoal, portanto não preciso de opiniões alheias para formar a minha própria. Achei o filme bem meia-boca, sem nada a acrescentar ao gênero, apesar de ser bem produzido (como eu deixei bem claro no texto). Acho, sim, a série "X-Men" bastante superior por pelo menos um bom motivo: por trás das cenas de ação, do humor e das personagens bem mais interessantes, há ainda um subtexto social, que prega a tolerância e o convívio pacífico entre as diferenças e só isso já seria o suficiente.

Além disso, não acho nada mal que um filme de ação possa ser inteligente, só pra variar um pouquinho (e se você conseguiu entender o post, eu disse com todas as letras que não é para se esperar isso e sim apenas se divertir...)

Não considero o filme ruim, pelo contrário, achei melhor do que esperava, mas não é uma obra-prima, não. Eu não sou expert em quadrinhos (nem pretendo ser, acho um saco, na verdade) e não me interessa saber se a adaptação é fiel ou detalhes assim. O que eu espero de um filme de super-heróis? O mesmo que espero de qualquer filme: eu gosto de ir ao cinema e me divertir assistindo a um filme, independente de suas origens. Se ele me agrada eu aplaudo. Caso contrário dou minha opinião sem medo. Não preciso ser "experiente" para isso, só ter bom senso e personalidade. E eu não sou, definitivamente, obrigado a pensar como o resto do mundo... Graças à liberdade de expressão!

Em todo caso, sinta-se à vontade para voltar sempre. A polêmica justa é sempre bem-vinda.

Abraços,
Clênio

PS - Uma coisa eu não entendi... a opinião de pessoas "experientes" eu já sei... E a sua? Tem alguma?


Apesar de ser fã dos quadrinhos da Marvel, gostei do filme não por causa do meu fanatismo, mas por ser um filme muito bacana.

http://brazilianmovieguy.blogspot.com/2011/07/capitao-america-o-primeiro-vingador.html

Abraço,
Thomás


Clenio, boa noite gaucho! Entao, eu assisti ao filme e gostei da reconstituicao de epoca (primorosa), e algumas piadas bem sacadas. Sobre o efeito 3d, eu nao gostei... a unica que me chamou atencao foi aquela em que ele joga o escudo no corredor da nave, enquanto persegue o caveira vermelha. Barbara! bem realista. Chris, na minha opiniao, estah bem no papel. mas o par romantico, nao?! sem quimica. Como voce bem disse: cinema pipoca! Apenas isso. Vamos aguardar o tao falado os vingadores. Espero que seja bom!

Beijao.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates