0

DUPLA FALTA

Posted by Clenio on 11:59 in
Em "Precisamos falar sobre o Kevin", a escritora norte-americana Lionel Shriver investigou, através de uma chacina adolescente, a relação doentia entre mãe e filho, proporcionando ao leitor uma viagem dolorosa por dentro da mente de uma mulher culpada por não ser a figura maternal que a sociedade impunha. Em "O mundo pós-aniversário", ela convidou os leitores a um fascinante jogo de probabilidades onde uma mulher se dividia entre sua vida afetiva estável e um relacionamento que prometia loucas aventuras - apenas para concluir que não há caminhos fáceis ou certos. Em seu terceiro livro publicado no Brasil, "Dupla falta" (Ed. Intrínseca), Shriver mais uma vez seduz o público com seu talento em fazer com que os mais íntimos sentimentos e pensamentos soem menos doentios do que parecem a uma primeira visão, tornando-os humanos e, portanto, passíveis de perdão.

A protagonista de "Dupla falta" é Willy Novinsky, uma jovem cuja maior paixão, desde a infância, é o tênis. Dedicada e quase obsessiva, aos 23 anos - e caminhando rumo a uma posição de destaque no ranking mundial - ela conhece e cai de amores por Eric Oberdorf, um rapaz a quem a vida sempre facilitou tudo. Formado em Matemática, rico, bonito e adorado pela família, ele retribuiu seu amor à primeira vista e os dois se casam, apesar da falta de apoio do treinador de Willy, com quem ela teve um caso em seus primórdios como tenista. Depois do casamento, porém, a felicidade que a relação prometia começa a escassear. O motivo? Eric, também um tenista - mas que não tem o esporte como principal meta de vida - inicia uma escalada veloz rumo ao topo do ranking, enquanto Willy passa a experimentar uma estagnação inesperada. Logicamente, o sucesso do marido transforma todo o amor que ela sentia por ele em uma competição e uma inveja avassaladoras, o que atrapalha de maneira irreconciliável a relação entre os dois.

Enquanto em "O mundo pós-aniversário" a autora utilizava a sinuca como pano de fundo para uma trama intrigante e sufocante sobre relacionamentos, aqui é o mundo do tênis, com seus campeonatos, seu glamour e sua quase crueldade com os jogadores que assume o papel de cenário. Se os primeiros capítulos podem incomodar o leitor com suas descrições de jogadas e torneios, em pouco tempo Shriver retoma as rédeas e apresenta suas melhores armas: personagens bem delineados e psicologicamente acurados e uma prosa densa mas nunca pedante. Situar sua estória nas quadras de tênis, na verdade, é apenas uma tentativa (válida, diga-se de passagem) de tirar suas personagens dos cenários clichês de tramas como a sua (galerias de arte, restaurantes, etc) para universos menos conhecidos do público. E, o que é ainda melhor, faz com que o leitor se identifique com sua protagonista, mesmo que ela não seja exatamente uma pessoa agradável ou sadia (ao menos em termos racionais). É fácil entender suas motivações, mesmo porque a situação explicitada poderia ter lugar em qualquer ambiente, em qualquer relacionamento, com quaisquer pessoas com um mínimo de competitividade. E esse é o grande trunfo da escritora, que ainda presenteia o público com um final absolutamente coerente e nada previsível.

"Dupla falta" é um livro excelente, que mais uma vez comprova o imenso talento de Lionel Shriver, uma das vozes mais potentes da nova literatura norte-americana. Imperdível como seus dois trabalhos anteriores.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates