6

R.E.M. - MAIS UM SONHO QUE ACABA...

Posted by Clenio on 19:56 in
E então acabou. A carreira da melhor e mais íntegra banda de rock americana , R.E.M., chegou ao fim esta semana, com um comunicado oficial em seu site. Michael Stipe, Mike Mills e Peter Buck, depois de elevar o nível do cancioneiro americano por mais de 30 anos, chegaram à conclusão de que é hora de parar, ainda que os fãs não tenham essa mesma certeza. Mesmo que não tenham atingido com seu último álbum, "Collapse into now" - lançado este ano - o sucesso comercial de seus mais famosos trabalhos -  "Automatic for the people" (que legou ao mundo pop canções clássicas como "Man on the moon", "Sweetness follows" e a indescritível "Everybody hurts") e "Out of time" (que apresentou ao público o hino "Losing my religion") - a banda formada em 1980 na cidade de Athens, Georgia nunca criou um trabalho aquém de respeitável. Com letras provocantes e complexas, melodias de alto nível técnico e a voz excepcional de Stipe, o R.E.M. não conquistou seus (muitos) fãs com polêmicas ou manchetes sensacionalistas e sim com a força de sua música, coisa rara no mundo efêmero do rock.

Até seria difícil pra mim - fã confesso e hoje um tanto triste com o fim de mais sum sonho musical - escolher uma canção preferida dentre tantas obras dignas de figurar em qualquer antologia (e ela existe e é perfeita!!!). No entanto, apesar de adorar "At my most beautiful", que foi trilha sonora de um romance, "Strange currencies" (que embalou um outro "quase romance"), "It's the end of the worl as we know it" (que até hoje não consigo cantar inteira sem a letra diante de meus olhos), "E-bow the letter" (que me apresentou à música de Patti Smith) e "What's the frequency, Kenneth?"e "Imitation of life" - que me fizeram dançar noite afora - é "Everybody hurts" que me toca diretamente ao coração.

Poucas músicas - pouquíssimas mesmo - tem o poder de me envolver quanto a belíssima canção de "Automatic for the people": a letra, a voz de Stipe, a melodia, a mensagem e o videoclipe são os ingredientes mais do que perfeitos de uma obra-prima pop, capaz de me levar às lágrimas em poucos minutos. E foi uma bênção ter podido presenciá-la ao vivo, em 2008, em um show inesquecível que certamente está na minha lista de melhores momentos da vida. Infelizmente não mais terei a chance de repetir a experiência (e nem os inconsoláveis adoradores de "Drive" e "Man on the moon"). Realmente os dias dessa semana não foram bons dias sem eles. É o fim do mundo como o conhecemos... e eu não me sinto bem com isso...

|

6 Comments


É uma pena o final da banda, mas temos de entender que trintas anos de convivência (viagens, gravações, etc) não é nada fácil, por mais que eles possam ser amigos.

Fica para os fãs o legado desta bela carreira.

Abraço


Hehehehe, falando tb em premonição, eu já sabia que esse post estava a caminho!

Olha esse post, que de certa forma é bem parecido com o teu, e também olha meu comentário premonitório - tstststs
http://ohumbertoexplica.blogspot.com/2011/09/its-end-of-rem-as-we-know-it.html


Fiquei muito triste com a notícia. Uma dor no peito.

Uma perda irreparável para a música.

Mais uma grande banda que nos abandona.


É, meu caro Clenio, bem que seu irmão, meu parceiro de blog, falou que você também ia sentir o baque.

Seu texto consegue expressar tudo o que eu tentei dizer, mas nem consegui. Você ja´diz tudo na primeira linha, "a melhor e mais íntegra banda de rock americana".

Infelizmente só não faço minhas todas as suas palavras porque eu não tive o prazer de assistir a nenhum show (já não me perdoava de não ter assistido a Amy e agora mais essa).

O R.E.M. é a única banda que me faz ouvir cada música, das mais tristes às mais animadas, sempre de pelos arrepiados. De alguma forma que eu não consigo explicar, é uma banda cuja obra toca em algo profundo em mim, na alma mesmo.

Assim como você, fiquei muito, muito chateado. Especialmente se parar pra pensar em todo tipo de lixo que está na estrada por aí.

Enfim, ao menos temos uma obra espetacular aí. E como bem diz sua música favorita, "everybody hurts sometimes". :/

(não consigo pensar numa favorita, sério)

Abraços, meu caro. Voltarei mais vezes aqui.


Acho que o R.E.M acabou fazia tempo amigo, só divulgaram agora.

Mas enfim, um dia tudo passa...até a uva passa...

Abraço.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates