3

CONTRA O TEMPO

Posted by Clenio on 13:17 in
Duncan Jones é filho do cantor David Bowie. Apesar desse impressionante pedigree, pouca gente além dos fãs de seu famoso progenitor sabia seu nome até 2009, quando ele estreou como cineasta. O filme "Lunar", estrelado por Sam Rockwell, recebeu elogios entusiasmados da crítica e, o que não é nada mal, um BAFTA de melhor diretor britânico estreante. Agora, aos 40 anos, Jones chega ao cinemão hollywoodiano com "Contra o tempo", um filme que, assim como em sua estreia, aposta mais na inteligência do que em um ritmo alucinante. O resultado é mais consistente do que a maioria dos filmes de ação da temporada, mas ainda assim dá a impressão de ter acabado rápido demais.

O filme já começa em plena ação, quando o jovem Colter Stevens (Jake Gylenhaal) acorda, sobressaltado, durante uma viagem de trem. Um tanto perdido, ele estranha o fato de, aparentemente, conhecer a mulher que está à sua frente (Michelle Monaghan), mesmo que não lembre absolutamente nada a seu respeito. As coisas ficam ainda mais confusas quando, ao olhar-se em um espelho, ele vê o reflexo de outro homem e, pior ainda, quando o trem explode. A partir daí, tanto o espectador quanto o protagonista ficam sabendo do que se trata: piloto de helicóptero do exército americano, Stevens foi ferido em combate e escolhido pela força aérea para participar de um projeto chamado "Source Code" - o que significa, basicamente, que ele utilizará o corpo de outro homem para, dentro de um prazo de oito minutos, tentar descobrir quem é o responsável pela explosão do trem. A cada vez que volta à personalidade que é obrigado a assumir, ele descobre mais detalhes sobre a missão.

Contando é confuso. Assistindo, é intrigante. O roteiro de "Contra o tempo" não é exatamente genial, mas a edição vigorosa, o talento de Jones em comandar cenas de ação que escapam do clichê e a atuação de Gylenhaal - alçado ao posto de protagonista depois do morno "O príncipe da Pérsia" - fazem do filme um entretenimento bastante eficaz e a participação dos sempre competentes Vera Farmiga e Jeffrey Wright também colaboram para confirmar o que todo fã de adrenalina no cinema já começam a desconfiar: Duncan Jones é um nome a ser guardado.

|

3 Comments


Gostei do filme. Apesar de não ser perfeito.

Mas, Lunar, longa de estreia do diretor, acho que realmente é uma pequena joia rara.


Putz não sabia que Duncan Jones já tinha quarentinha, rs!

Achei o filme bem eficaz e sim, esperava mais do roteiro, mas o resultado é bom. Acho que Jake Gylenhaal já pode ser protagonista de mais filmes de ação. Eu não gostei nem um pouco de Príncipe Da Pérsia, mas "Contra o Tempo" provou que ele pode ser mais inteligente nessas fitas do que Bruce Willis.

A premissa no geral é simples, complicado e intrigante é a narrativa.Gosto de sessões pipoca assim!

Abs.


Acho que essa é a quarta vez vez que vou dizer isso: se continuar assim, Duncan Jones será uma promessa muito bem cumprida.

Contra o Tempo tem um conceito interessantíssimo e prende a atenção até o fim.

Um grande filme!

http://brazilianmovieguy.blogspot.com/2011/10/contra-o-tempo.html

Abraço,
Thomás

P.S.: Respondendo teu comentário no A Hora do Espanto lá no blog. Também estou achando muito chato isso de colocarem só cópias em 3D. Eu queria ver no formato convencional, mas acabei sendo obrigado a optar pelo 3D.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates