0

COMO ESQUECER

Posted by Clenio on 09:53 in
Em 2011 tanto se falou da "coragem" de Deborah Secco no infame "Bruna Surfistinha" (que consistia em tirar a roupa, fazer cara de sexy e usar drogas) que ninguém lembrou que poucos meses antes outra atriz conhecida por seus trabalhos na televisão tinha entregue uma atuação muito mais ousada: enquanto Secco se despia fisicamente na história da prostituta que virou celebridade, Ana Paula Arosio se desnudava psicologicamente, entregando uma - e aqui sim o adjetivo se aplica adequadamente - corajosa e dolorida interpretação no drama "Como esquecer", baseado no romance de Myriam Campello.  Premiada pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo por seu trabalho, a ex-modelo mostrou, na pele de uma professora de Literatura devastada pelo término de seu relacionamento com a amante, um surpreendente amadurecimento dramático que as telenovelas jamais conseguiriam explorar.

Infelizmente pouco visto pelo público - parte devido à sua temática homossexual, parte devido à sua natureza pouco comercial - "Como esquecer" foge da receita pasteurizada que o cinema nacional vem adotando nos últimos anos, preferindo um enfoque mais adulto e realista das relações humanas, ainda que em muitos momentos bastante pessimista. A dor de Julia (personagem de Ana Paula) é palpável e crível, em especial graças à inteligência do roteiro (escrito a 12 mãos) em não fazer dela uma vítima absoluta ou uma heroína trágica (como as estudadas por ela em suas aulas). Julia tampouco faz questão de ser simpática ou agradável, afundada em sua depressão como a uma tábua de salvação que a impede de desistir de vez de uma vida na qual não vê mais nenhum atrativo. É impossível para qualquer espectador que já tenha passado por algo semelhante não se reconhecer um pouco em Julia e compreender sua misantropia, sua angústia, seu desejo de fuga. A direção seca de Malu de Martino colabora para o tom melancólico do filme, não caindo na tentação de aliviar o drama com piadinhas ou um final falsamente esperançoso. E, alívio dos alívios, o melhor amigo de Julia, Hugo (bem interpretado por Murilo Rosa) não está no roteiro para fazer palhaçadas.

Quando o filme começa - com a belíssima "Retrato em branco e preto", de Tom e Chico, cantada pela insuperável Elis Regina - Julia já foi abandonada por Antonia, sua namorada, por quem ainda é completa e irremediavelmente apaixonada. No fundo do poço e sem dinheiro para manter o apartamento onde morava com ela, a professora de Literatura aceita, muito a contragosto, dividir uma casa com o melhor amigo, Hugo (que também tem sua cota de drama por ter perdido o namorado) e uma quase desconhecida, Lisa (Natalia Lage, igualmente bem no papel), que está grávida do namorado que não pretende assumir o bebê. Cada um lidando com a dor a seu modo, os três se tornam uma espécie de família (disfuncional, mas ainda assim um refúgio de conforto e compreensão mútua). O núcleo familiar começa a expandir-se quando entram em cena Carmem Lygia (Bianca Comparato) - uma brilhante e feminista aluna da protagonista - e Helena (Arieta Correa), prima de Lisa, uma artista plástica que se torna a luz no fim do túnel que pode tirar Julia de seu desastre emocional.

Denso, profundo e dolorosamente realista, "Como esquecer" é um filme que busca nos recônditos da alma humana a sua matéria-prima. E o faz com sensibilidade e respeito. Merece ser descoberto!

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates