2

CONVERSAS COM SCORSESE

Posted by Clenio on 13:17 in
Ser fã de cinema e não ter nenhum Martin Scorsese como filme de cabeceira é uma espécie de incoerência imperdoável. Afinal, um cineasta tão acostumado a gerar obras-primas - que vão desde o violento "Os Bons Companheiros" ao romântico "A Época da Inocência" - deveria ter seu nome em qualquer lista de melhores diretores da história. Nas vésperas da possibilidade de levar seu segundo Oscar (por seu primeiro filme infantil - e em 3D - "A Invenção de Hugo Cabret"), o homem que apresentou ao mundo personagens como Travis Bickle e Max Cady é o tema de "Conversas com Scorsese", um volume obrigatório para todos aqueles que tem a sétima arte como hobby ou paixão. Publicado pela Cosac Naify (dando seguimento à coleção que já teve Woody Allen como protagonista), o livro, na verdade, tem Scorsese apenas como convidado: sua personagem central é o cinema.

Ávido espectador desde a infância em uma Nova York bem mais parecida com a que retratou em filmes como "Taxi Driver" do que a romantizada na obra de Allen, Scorsese é também uma enciclopédia viva. Por mais de 500 páginas, o cineasta discorre sobre o assunto com erudição de um professor e um entusiasmo de iniciante, citando obras que até mesmo o mais renitente cinéfilo é capaz de desconhecer.  Assim como já havia feito na genial série de documentários "Uma viagem pessoal pelo cinema americano" (ainda inédita em DVD no Brasil, vergonhosamente), Marty dá ao leitor uma visão muito mais abrangente sobre a arte de fazer cinema do que simplesmente falar sobre sua filmografia (o que por si só já seria interessante o bastante, diga-se de passagem). E dá sua própria versão sobre os bastidores de cada um de seus trabalhos, proporcionando aos interessados um compêndio sobre o melhor do cinema realizado nos EUA nas últimas décadas.

Organizado pelo crítico Richard Schickel (que é amigo pessoal do homenageado), "Conversas com Scorsese" é exatamente o que o título define: um longo, interessante e inteligente bate-papo que, além de tudo, ainda lança luz sob toda a obra de um dos mais íntegros e energéticos diretores de nossa época. Indispensável!

|

2 Comments


"Ser fã de cinema e não ter nenhum Martin Scorsese como filme de cabeceira é uma espécie de incoerência imperdoável.".

Poucos textos começaram tão bem quanto esse seu......assino embaixo amigo. Tenho vários: Touro Indomável, Taxi Driver...


Scorsese é sensacional. Eu havia escutado que ele é mesmo uma enciclopédia viva. O cara sabe tudo.

Tenho muita curiosidade para ler esse livro. Com Scorsese, podemos ganhar um conhecimento riquíssimo sobre cinema.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates