3

MONEYBALL - O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Posted by Clenio on 17:55 in
A crítica aprovou. Os eleitores do Oscar idem (está concorrendo inclusive ao Prêmio de Melhor Filme). O público até que deu seu aval, deixando mais de 70 milhões de dólares nas bilheterias americanas. Mas o fato é que "Moneyball - O Homem Que Mudou o Jogo" é bem chatinho. Convencional ao extremo e quase derivativo, o novo filme de Bennett Miller (que concorreu ao Oscar por "Capote", em 2005) jamais chega a empolgar, ainda que dificilmente possa ser considerado ruim. Porém, se for levado em consideração a equipe de ouro por trás do projeto - além de Miller os créditos apresentam os nomes de Brad Pitt, Philip Seymour Hoffman, dos roteiristas oscarizados Steven Zaillian e Aaron Sorkin e do fotógrafo Wally Pfister (dos novos "Batman") - não deixa de ser um tanto decepcionante.

Talvez a culpa seja mesmo do tema. Popularíssimo nos EUA mas praticamente ignorado no Brasil, o baseball é a espinha dorsal da trama, baseada em fatos reais. Ainda que a história pudesse ser transposta sem muito prejuízo para qualquer outro esporte coletivo, a maneira com que ela é contada não dá muito espaço para emoções reais, chegando a ser quase fria em determinados momentos. Nem mesmo Brad Pitt (que a essa altura nem precisa provar que é um bom ator) está particularmente bem, apesar da indicação ao Oscar. Sua personagem, Billy Beane, é o responsável por gerenciar um time de baseball que perdeu seus maiores nomes para outros clubes e precisa voltar a seus melhores momentos. Com a ajuda de um nerd especialista em análises matemáticas (vivido pelo enjoado Jonah Hill, inexplicavalmente indicado ao Oscar de coadjuvante), ele resolve contratar jogadores mais por suas potenciais qualidades do que por seus talentos já demonstrados. Com pouco dinheiro, Beane constrói um time que, apesar de desacreditado, torna-se um sucesso.

Logicamente, "Moneyball" é um tanto previsível, e justamente por isso não consegue fugir do gênero "vença suas dificuldades". Brad Pitt desfila seu carisma pela tela sem fazer muito esforço e é, de certa forma, a principal razão para se assistir ao filme. Mas, em um ano com filmes tão bons e fortes como "Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", não deixa de ser anticlimático vê-lo entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme.

|

3 Comments


O pouco encanto pelo filme no Brasil, você definiu bem, o tema.

No Brasil não são muitos que curtem o esporte.

Eu quero assistir.......em dvd.


Uns dizem filme de esporte...outros falam que "Moneyball" é mais do que isso e bem mais interessante.

Não sou fãs de esportes e desde "Um Domingo Qualquer" peguei trauma, rs!

Só no DVD assistirei!

Abç.


É... O filme tem cara de ser beeem maçante mesmo, rs

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates