2

JOVENS ADULTOS

Posted by Clenio on 19:56 in
A expectativa era das maiores. Depois que a comédia "Juno" - que era legalzinha, mas só isso - virou mania entre o público hype de cinema, o reencontro entre o diretor Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody era esperado ansiosamente pelos fãs. Porém, quando o novo filho do casal chegou às telas americanas, no final do ano passado, uma desagradável surpresa aconteceu: com uma bilheteria ínfima de pouco mais de 16 milhões de dólares arrecadados, "Jovens adultos" não atingiu seu objetivo de arrebatar estatuetas douradas (apenas uma única indicação solitária ao Golden Globe) e morreu na praia, sem fazer muito barulho. O problema desse silêncio em torno do filme de Reitman, no entanto, é que ele esconde um tesouro. Dono de um humor com sabor de ressaca moral, "Jovens adultos" é um dos mais inteligentes filmes do ano passado e é bastante superior às aventuras da adolescente grávida e articulada do trabalho anterior da dupla de criadores. E ainda por cima dá à Charlize Theron a melhor oportunidade de brilhar como atriz desde seu Oscar por "Monster", de 2003.

A personagem de Theron é Mavis Grady, escritora de literatura juvenil cuja série de livros está em vias de terminar. Porém, sob a máscara de uma profissional bem-sucedida (que desde a adolescência sempre foi a mais popular e desejada) existe uma mulher divorciada, a caminho dos quarenta anos, alcóolatra e solitária. Sua crise existencial aumenta consideravelmente quando ela recebe, por email, a notícia que seu ex-namorado Buddy (Patrick Wilson) acaba de ser pai. Certa de que seu antigo romance foi interrompido indevidamente e que ainda existe paixão entre eles, ela faz as malas, põe seu cachorro debaixo do braço e parte imediatamente para a cidade do interior de onde saiu para tentar a sorte. Seu objetivo: reconquistar o homem que ama. Seu maior obstáculo: a família que ele está começando a criar. Seu maior aliado/conselheiro/grilo falante: Matt Freehauf (Patton Oswalt), um antigo colega de classe que tem um passado traumático e vive de muletas, cuidando de sua coleção de bonecos de plástico.

O roteiro de "Jovens adultos" é repleto de piadas secas, tristes, amargas. O clima imposto por Jason Reitman é de desilusão, de apatia, de solidão extrema. Mavis Grady, mais que uma anti-heroína, é um ser perdido em suas incongruências e sua busca por algo que nem mesmo ela sabe o que é. Seu caminho em direção ao passado é uma forma de consertar o que não tem conserto, de dar à sua vida (banal, vazia, melancólica) o final feliz que proporciona a suas personagens adolescentes (cujos dramas ela rouba das pessoas à sua volta). O que ela vê em Buddy não é O AMOR: é a chance de reviver, de reinventar-se mais uma vez, de tentar preencher o buraco de sua própria alma. E quando essa consciência finalmente vem à tona é que o trabalho de Theron mostra-se ainda mais corajoso e sensível. Desprovida de qualquer glamour (ainda que mesmo assim seja extremamente linda), ela entrega ao público uma atuação verdadeira, honesta, transparente. Seus diálogos com Patton Oswalt (uma revelação) são, ao mesmo tempo, de partir o coração e radicalmente engraçados, ilustrando o encontro de duas pessoas diante da brutal constatação de que a vida é o que ela é: violenta e sádica.

Não espere de "Jovens adultos" uma típica comédia para passar o tempo. Cínica e dolorosamente próxima da vida real (ao menos dos sentimentos reais), é um passo à frente nas carreiras de Cody e Reitman. Não desperta gargalhadas, e sim uma certa tristeza. E não é da dor que surgem as melhores piadas?

|

2 Comments


Impcável sua crítica, Clênio, absolutamente perfeita.

Eu já sou um apaixonado por Mavis (e por Charlize desde sempre, claro) e não aguento mais esperar a estreia nos cinemas de BH.

Abraço e parabéns pelo texto.


Assim como você, eu adorei o filme. Gosto bastante de Juno, mas de fato, este é melhor. Charlize tá ótima e mesmo que cause vergonha alheia, Mavis acaba sendo um amor de tão humana!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates