2

ANJOS DA LEI

Posted by Clenio on 22:03 in


Se até mesmo uma personagem diz, com todas as letras, que hoje em dia as pessoas reciclam velhas ideias e levam adiante pensando que ninguém percebe, quem é que vai desmentir? Afinal de contas éessa crise aparentemente sem fim de criatividade a responsável pela chegada às telas da versão cinematográfica de "Anjos da lei", seriado oitentista que revelou Johnny Depp ao mundo - e que segue a tendência que também levou ao cinema "As panteras", "O fugitivo", "Maverick" e outras menos cotadas. Para quem não aguenta mais tamanha falta de originalidade, porém, uma boa notícia: o filme de estreia em live-action dos diretores Phil Lord e Chris Miller - que assinaram a animação "Tá chovendo hamburguer", em 2009 - deixa de lado a atmosfera séria do seriado e aposta no humor mais do que na ação. E isso faz toda a diferença!

Já no trailer do filme já dá pra perceber que Lord e Miller optaram por um viés mais cômico da trama, o que muito ajuda a seus dois atores centrais, que se saem muito bem na tarefa inglória de agradar aos fãs da série e atrair uma nova geração de espectadores. Enquanto Jonah Hill vem angariando elogios como ator sério - até ao Oscar de coadjuvante deste ano ele foi indicado - seu colega de cena Channing Tatum não é exatamente um exemplo de talento dramático. Aqui, porém, a química dos dois suplanta muito as limitações de Tatum, que demonstra um timing cômico surpreendente, o que de certa forma apaga a má impressão causada por "Querido John" e "Para sempre", suas incursões no drama romântico. Quando estão juntos em cena, os dois até fazem o público esquecer que o roteiro é bem fraquinho, mostrando que a repetitiva história de dois parceiros de personalidades opostas ainda pode render boas risadas.

Aliás, risada é o que não falta a essa versão século XXI de "Anjos da lei". Desde a primeira cena, em que as personalidades dos protagonistas são reveladas ao público - com Schmidt (Hill) imitando Eminem e sendo rejeitado por uma garota e Jenko (Tatum) tirando sarro da situação e sendo impedido de participar do Baile de Formatura - o filme caminha com bom ritmo e boas piadas por boa parte do percurso. Anos depois da primeira cena, os dois ex-colegas tornam-se amigos ao se reencontrarem na Academia de Polícia e, depois de formados, parceiros de ronda por um pacífico parque. É depois que eles são repreendidos por uma prisão equivocada que a história realmente começa. Juntos, eles são enviados ao famoso endereço que dá título ao filme - 21 Jump Street - e recebem a missão - do furioso e hilariante Capitão Jackson, vivido por Ice Cube - de infiltrarem-se em uma escola de ensino médio para descobrir o nome de um traficante de um droga que já matou um aluno. Fingindo ser irmãos, eles voltam à escola e descobrem que muita coisa mudou de seus anos de estudante até agora.

O choque cultural entre as gerações é o que rende as melhores piadas de "Anjos da lei". Fazendo troça de totens culturais do momento, como a consciência ecológica, os direitos dos gays e o racismo, o filme brinca com sua época de maneira mais inteligente do que se esperaria - "Foda-se 'Glee'!", reclama Jenko em uma cena - sem, no entanto, abdicar de suas origens e perder seu público-alvo. Até mesmo a presença de Johnny Depp em uma participação especial mostra o carinho dos realizadores por sua matéria-prima - e Depp generosamente passa o bastão para seus substitutos (também produtores executivos do filme).

Os fãs da série - ou do Johnny Depp da época - talvez se sintam ofendidos com as liberdades tomadas por essa nova visão de "Anjos da lei". Mas é preciso, ao menos nesse caso, deixar de lado o conservadorismo e abraçar a renovação. O filme de Miller e Lord é,  no mínimo, um bom motivo para tal.

|

2 Comments


Nunca assisti o seriado com Johnny Depp, mas as críticas desse filme estão muito negativas.

Depois de ler o seu texto, vou esperar para conferir Anjos da Lei.


Pelo trailer fica claro que a série foi transformada em comédia nesta versão.

É o tipo de filme que assistirei em dvd ou na tv por assinatura.

Abraço

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates