1

CAVALO DE GUERRA/ROUBO NAS ALTURAS

Posted by Clenio on 10:51 in

CAVALO DE GUERRA: Poucos cineastas tem o talento de Steven Spielberg em contar uma história. Mesmo que muitas vezes manipule o sentimento do espectador, o milionário (e respeitado e oscarizado) cineasta sabe exatamente o que faz. Pode meter os pés pelas mãos vez ou outra (como provam "Terminal" e "Hook, a volta do Capitão Gancho"), mas é dono de uma filmografia impressionantemente coerente. Seu último trabalho, "Cavalo de guerra" chegou a ser finalista do Oscar de melhor filme, mas acabou perdido na disputa entre "O artista" e "A invenção de Hugo Cabret". E, num ano em que a nostalgia foi a palavra-chave na festa da Academia, ele se encaixou perfeitamente. Baseado em uma bem-sucedida peça teatral, o novo filme de Spielberg é uma festa para os olhos: esplendidamente fotografado e editado como um épico dos áureos tempos de Hollywood - fato que a grandiloquente trilha sonora de John Williams reitera a cada nota - a história da amizade entre um jovem inglês e seu cavalo de estimação (de quem se afasta durante a I Guerra Mundial) surpreende o espectador com cenas milimetricamente orquestradas, feitas para encantar a audiência. Seu maior problema, no entanto, é justamente a personalidade do cineasta: "Cavalo de guerra" é lindo, é emocionante, é tecnicamente perfeito, mas lhe falta ousadia. A coragem de romper com o estabelecido - que lhe fez mostrar o clímax de "O resgate do soldado Ryan" na primeira cena do filme - inexiste aqui. O roteiro é simples (quase simplista) e tudo caminha conforme o esperado, sem dar à plateia aquele algo mais que se espera de uma obra-prima. É um grande filme, sem sombra de dúvida - e o elenco coadjuvante espetacular ajuda como nunca - mas não é nem de longe o melhor trabalho do diretor. É quase um clássico fora de época.



ROUBO NAS ALTURAS - Uma comédia que não faz rir. É isso que é "Roubo nas alturas", dirigido pelo competente mas nunca brilhante Brett Ratner, é. Ao contar pela enésima vez a história de um grupo bolando um roubo espetacular, o filme de Ratner esbarra em um grave problema em seu resultado final: são tantos atores ditos infalíveis em comédia que acaba dando xabu: nenhum deles brilha como poderia, deixando no espectador a sensação de que tudo poderia ter sido muito melhor se as personagens tivessem sido um pouco melhor desenvolvidas. Com o elenco liderado por Ben Stiller (que fuinciona muito mais como roteirista e diretor do que como ator) e Eddie Murphy (de longe o mais à vontade no grande elenco), "Roubo nas alturas" tem a seu favor a atuação inspirada de Alan Alda (como o empresário corrupto que inspira o golpe depois de ter passado a perna nos funcionários) e a grata surpresa de ter Gabourey Sidibe (a ótima atriz indicada ao Oscar por "Preciosa") mostrando seu timing cômico na melhor cena do filme. Apesar disso, subaproveita Matthew Broderick e peca por não dar a seu público mais do que alguns sorrisos durante a sessão. Com um time desses à disposição era de se esperar bem mais.

|

1 Comments


Vários amigos indicaram: Cavalos de Guerra.


Roubo nas Alturas não me atrai, nem em Sessão da Tarde.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates