1

A DELICADEZA DO AMOR

Posted by Clenio on 17:26 in
O livro "A delicadeza", publicado no Brasil pela editora Rocco é uma delícia. Leve, sofisticado e surpreendente, ele dá a impressão, em cada página, de ser um roteiro cinematográfico esperando para ser levado às telas. Aparentemente seu autor David Foenkinos já tinha essa intenção desde a concepção de sua obra literária, um vez que não demorou muito para que ele, ao lado de sua cara-metade Stéphanie, assumisse a direção de sua adaptação. E é provável que a estrutura do romance - repleto de capítulos curtos que passavam informações inusitadas e quase visuais ao leitor - tenha sofrido grande influência do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain" porque, para viver a protagonista de sua história, o autor/roteirista/diretor escalou a Amélie em pessoa, a atriz Audrey Tautou.

Dessa vez Tautou interpreta - com seu carisma de sempre mas sem o charme de sua mais famosa personagem - a jovem Nathalie Kerr, que, no auge de sua paixão com o marido, fica tragicamente viúva. Fechada em seu luto, ela rejeita as investidas do patrão e se surpreende quando, de uma hora para outra, sente-se atraída por um colega de trabalho, o sueco Markus Lundi (François Damiens), um homem comum, sem graça e feio, mas que lhe dá o que o mundo lhe havia negado: delicadeza e sinceridade.

A trama criada por Foenkinos é absolutamente comum, e é tratada exatamente assim em sua transposição para o cinema. Talvez para não ser acusado de roubar o estilo do filme mais famoso de Tautou, o escritor tornado cineasta tirou de seu texto justamente o que fazia ser tão agradável e diferente. Na tela, a história de amor entre Nathalie e Markus é apenas mais uma história de amor, sem quase nada que a diferencie das milhares de outras que o público está acostumado a assistir semanalmente. Ainda que haja uma ironia e um fino humor em alguns diálogos, é muito pouco para fazê-lo sobressair-se. É bonitinho, é agradável, é divertido. Mas, em alguns momentos, soa um tanto esquemático, coisa que sua origem literária jamais é.

Feito para os fãs de Audrey Tautou e do cinema francês em geral - e até para aqueles que querem um romance leve sem Katherine Heigl no elenco - "A delicadeza do amor" é um belo passatempo. Mas não tão bom quanto poderia ser.

Para quem quiser ler o comentário sobre o livro: http://lennysmind.blogspot.com.br/2011/05/delicadeza.html


|

1 Comments


Vou tentar ler o livro primeiro antes de conferir o filme!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates