1

WEEKEND

Posted by Clenio on 17:16 in
Talvez seja por motivos financeiros, talvez seja um certo desconforto ou talvez seja covardia mesmo, mas raramente um filme de temática homossexual consegue atingir um nível de realismo em Hollywood. É preciso que cineastas sem vínculos comerciais com os grandes estúdios - e de preferência de outros países menos propensos à hipocrisia - para que o público seja brindado com uma visão menos superficial e mecânica da vida gay. E é exatamente isso que acontece com "Weekend", do cineasta britânico Andrew Haigh: sem concessões à estética clean do cinema glbt americano (mas sem nunca abdicar de um mínimo de cuidado com o visual, propositalmente despojado), a história de amor (e sexo e amizade e drogas) entre o tímido Russell (Tom Cullen) e o despachado Glen (Chris New) mostra com acuracidade um lado das relações homoafetivas que Hollywood não quer tomar conhecimento de jeito nenhum.

Não há moralismos baratos no roteiro escrito pelo Haigh, cujo primeiro filme também versava sobre o universo gay masculino ("Greek Pete", inédito no Brasil, conta a história de um ano na vida de um garoto de programa). Na trama imaginada pelo cineasta - que pode ser descrito com certo exagero como uma espécie de "Antes do amanhecer" homossexual - os diálogos são tão importantes quanto as cenas de sexo, que apesar de ousadas jamais ultrapassam os limites do bom gosto. E, se em determinados momentos o uso indiscriminado de drogas das personagens chega a incomodar aos mais sensíveis, o texto realista e as interpretações naturalistas de Cullen e New salvam o espetáculo de cair no indesejado limbo das produções modernetes que infestam o cinema independente mundial.

Mal resumindo, "Weekend" conta, como o título explicita, um fim-de-semana na vida de dois rapazes bonitos, saudáveis e inteligentes que se conhecem em uma boate, ficam juntos e aproveitam os dois dias que tem disponíveis (antes da viagem de um deles por tempo indeterminado) para se conhecer, transar, usar drogas e, no processo, conhecer melhor a si mesmos. E é justamente nesse ponto - quando os dois amigos/amantes travam longas conversas sobre seus medos, suas esperanças em relação ao futuro e ao preconceito - que o filme de Haigh se torna imperdível. Deixando de lado os clichês românticos e os diálogos batidos de obras que se pretendem psicologicamente profundas, "Weekend" conquista o espectador pela inteligência de seu roteiro e pelo senso de realidade que apresenta através de seus ótimos atores. É difícil não entender os motivos que levam os dois a se apaixonarem mesmo sabendo que a possível relação é ameaçada pela distância, algoz tão cruel e insensível. E atire a primeira pedra quem não ficar com um sorriso romântico no rosto depois da última cena!

|

1 Comments


Eu já queria ver, mas, como sempre: vc é que dá o veredicto. Sempre fico com vontade de ver determinado filme quando vc escreve. Incrível isso, hahaha

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates