2

APENAS UMA NOITE

Posted by Clenio on 18:07 in
Demorou mas chegou. "Apenas uma noite", da diretora iraniana Massy Tadjedin estreou em setembro de 2010 no Festival de Cinema de Toronto e só agora, quase dois anos depois, aporta em terras brasileiras, apesar do elenco contar com nomes razoavelmente conhecidos, como Keira Knightley e Sam Worthington. É fácil, porém, compreender a lentidão de sua chegada. Apesar do tema sempre interessante - o adultério e as traições amorosas, que deu origem a filmes marcantes como "Closer" - a obra de Tadjerdin não consegue empolgar, principalmente por impor um distanciamento inadequado entre a plateia e suas personagens.

Como o próprio título sugere, toda a ação do filme se passa em uma única noite. É nessa noite que o jovem executivo Michael (bem interpretado por Worthington, saindo do gênero ação) viaja a negócios acompanhado da bela Laura (Eva Mendes) e deixa em Nova York sua esposa, a igualmente bela Joanna (Knightley), que desconfia da existência de uma certa atração entre seu marido e a colega. Suas dúvidas são postas de lado, porém, quando ela reencontra um antigo namorado, o francês Alex (Guillaume Canet), que a balança novamente. A partir daí, o roteiro equilibra as duas histórias que, na verdade, nem são tão empolgantes quanto poderiam.

Tadjedin não consegue ser nem sexy nem polêmica. Suas personagens falam muito mas agem pouco, e quando agem, o fazem com um sentimento que não explicita seus sentimentos reais. Quando o filme acaba não deixa a sensação de peso ou relevância que o assunto poderia e nem ao menos dá ao espectador uma grande atuação. Se Sam Wortghington vai bem em seu papel, Keira Knightley continua fazendo as mesmas caras e bocas de sempre, enquanto Eva Mendes tenta ser sensual em cada minuto de projeção, impedindo qualquer dimensão extra à sua personagem que não a de "colega gostosona".

No final das contas, "Apenas uma noite" é um filme cujo tema é melhor que o desenvolvimento. Na falta de opções é um programa interessante, por falar a um público mais sofisticado e menos afeito à efeitos visuais e piadas sem graça. Mas poderia ser melhor!

|

2 Comments


Esse filme demorou mesmo para chegar aqui.

Concordo com a sua resenha o tema é muito interessante, mas Apenas uma noite não consegue desenvolver a premissa de infidelidade como outros filmes já trabalharam no cinema.

Leia a minha resenha sobre o filme aqui: http://peliculacriativa.blogspot.com.br/2011/04/review-last-night.html


Mesmo que você não tenha gostado muito, eu quero ver... O elenco acaba chamando a minha atenção.

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates