2

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

Posted by Clenio on 01:34 in
Primeiro a questão principal: por que recomeçar do zero quando a trilogia de Sam Raimi sobre o super-herói aracnídeo fez tanto sucesso e ainda está tão recente no imaginário popular? Depois, o alívio: "O Espetacular Homem-Aranha" é um filme muito bem realizado, divertido, e o que é ainda melhor, dá mais consistência a alguns elementos apenas rascunhados nos filmes que fizeram a fortuna da Sony Entertainment na década passada, como as origens familiares do protagonista. Estrelado por um excelente Andrew Garfield - que cativou a crítica com suas ótimas atuações em "A Rede Social" (onde interpretou o brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook) e "Não Me Abandone Jamais" - o filme dirigido por Marc Webb (um nome reconhecível apenas para os fãs de seu ótimo "(500) Dias Com Ela") consegue fazer com que a audiência esqueça seus antecessores, embarcando na trama como se fosse absoluta novidade.

Tudo bem que, a princípio, tudo pareça história requentada (e de certa forma o é): conhecemos o adolescente nerd Peter Parker, ficamos ciente de sua rotina ao lado dos tios (Martin Sheen e Sally Field), testemunhamos seu sofrimento junto aos rapazes mais populares da escola e seu amor platônico por uma colega (só que dessa vez Mary Jane é substituída por Gwen Stacy, vivida por Bryce Dallas Howard no terceiro capítulo e pela linda e carismática Emma Stone aqui). As coisas começam a mudar quando o roteiro oferece pistas a respeito do passado do pai de Peter, um cientista genial (Campbell Scott) que morreu em circunstâncias trágicas antes de concluir uma pesquisa revolucionária que misturaria genes humanos com de outras espécies. É graças a documentos de seu pai, encontrados sem querer, que o jovem entra em contato com o ambicioso doutor Curt Connors (Rhys Ifans) e, durante uma visita a seu laboratório, é picado por uma aranha geneticamente modificada. O resto todo mundo conhece e já viu antes. A boa notícia: ninguém vai se importar de ver de novo.

O roteiro de "O Espetacular Homem-Aranha" não é repleto das piadinhas que fizeram a glória dos filmes anteriores, ainda que se utilize do bom-humor em alguns momentos (em especial durante a curta participação de Stan Lee). O Peter Parker dessa nova versão é mais torturado, mais angustiado e mais verossímil, assim como o desenvolvimento da trama, que rejeita personagens icônicos da trilogia de Raimi - como o editor vivido por J.K. Simmons - para concentrar-se em construir relacionamentos mais verdadeiros entre suas personagens. Para isso é essencial o trabalho impecável de Andrew Garfield, um ator muito melhor que Tobey Maguire, que consegue transmitir toda a gama de sentimentos de sua personagem com poucas palavras: Garfield é irônico, meigo, heroico, sensível e romântico na medida certa, dando ao herói uma aura mais mitológica do que o simpático mas comum Maguire.

Logicamente os fãs dos quadrinhos não se importarão muito com esses detalhes, preferindo focar-se em coisas mais práticas, como o vilão Lagarto e as cenas de ação (excelentes, ágeis e encaixadas nos momentos certos). Mas é inegável que o conjunto funciona às mil maravilhas, apesar de Webb não ter usado a criatividade de seu filme mais famoso, em detrimento de uma narrativa mais convencional. Mesmo sem maiores ousadias, porém, o filme diverte e encanta. E conforme o próprio diretor declarou após a escolha de seu ator central, você vai amar Andrew Garfield como Homem-aranha.

|

2 Comments


Bem ressaltado... gostei desse estilo mais realista na nova versão! A meu ver, uma clara influência do Nolan. Por outro lado, também acho o mundo um pouco mais caricato de Raimi perfeito para o personagem.
Sou um grande fã de (500) Dias Com Ela e, como vc disse, apesar da narrativa convencional, foi bacana ver o estilo do diretor aplicado ao Homem-Aranha.
Sempre gostei muito de Tobey Maguire no papel... e sinceramente não sei se acho Garfield melhor. Em Homem-Aranha 2 ele atende muito bem à carga dramática exigida.
Parabéns pelo texto: claro e objetivo! Só uma ressalva: como fã de quadrinhos, posso dizer que somos sim muito exigentes! Por amarmos tanto esses personagens, os detalhes são sim muito importantes... e não só as cenas de ação!
Agradeço o comentário lá no blog.
Abraço!
http://dimensaocinema.blogspot.com.br/


Ah, esse eu sei que vou ver na tela grande :D

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates